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Qual a diferença entre um site e uma Landing Page?

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Você deve ter dúvidas sobre a diferença entre um Site e uma Landing Page, não mesmo? É normal, pois os dois têm semelhanças. No entanto, vamos explicar neste artigo o que cada um é, mas antes vamos falar sobre a importância da presença online. Estar na internet deixou de ser uma opção para quem deseja ser visto, inclusive sob perspectiva empreendedora.

Empresas e prestadores de serviços precisam estar “online” para que seus clientes e público alvo os encontrem. Uma pesquisa da consultoria PwC revelou que, no Brasil, o acesso à internet iria crescer mais de 17% em 2019. Portanto, seria sim um setor promissor. Mas, mal sabíamos que esse número aumentaria ainda mais em 2020. O isolamento social causado pelo Coronavírus aumentou o consumo de internet e causou mudanças no padrão de consumo da rede.

As empresas responsáveis pelo fornecimento da rede informaram que o tráfego de dados usados em conferências de vídeo, serviços de streaming, notícias e sites de comércio virtual subiu desde a declaração da pandemia. Por isso, a Anatel chegou até a recomendar a provedores que aumentem a capacidade fornecida aos usuários.

Depois da Pandemia

Enquanto o caos permanece lá fora, muitas pessoas estão dentro de casa acessando sites, usando dados de internet. Mas, ficamos na dúvida se esse consumo irá reduzir, quando tudo voltar ao normal. Será que vai? Pode ser que reduza, mas o comportamento de consumo já foi alterado durante essa período de Quarentena. Assim, muitas pessoas já experimentaram encontrar o que precisam através da internet, procurar produtos, lojas, se conectar com empresas. Ou seja, por mais que volte ao normal o quantidade de acessos e uso de dados, o comportamento do cliente está mais favorável para o Online. Se ele quiser comprar ou contratar algo, é bem provável que ele procure na internet. Além disso, empresas e autônomos que precisaram se adaptar com urgência para o Online, também notaram uma boa oportunidade e aumento nas vendas. Portanto, estar na internet, não é mais uma questão de querer! Então, essa é a hora de preparar o seu Site!

O que é um Hotsite?

O nome em inglês significa “site quente”, ou seja, uma plataforma online com objetivo de aquecer uma ação de marketing. É mais comum chamarmos de Site. A princípio ele pode ser composto de uma ou mais páginas que podem ser relacionadas a uma ação de marketing. Por exemplo, o site pode estar relacionado a uma Landing Page, para a uma ação promocional, o lançamento de um produto, eventos. No entanto, o site é a vitrine da empresa, onde será apresentado os produtos, serviços, a equipe, a missão, valores, além de dados de contato. Por isso, o site precisa ser dinâmico, organizado e funcional, onde o cliente possa navegar sem dificuldade e entrar em contato com facilidade. Ele também precisa ter performance, ou seja, agilidade quando carregar as páginas. Mas, existem outras características importantes que vão tornar um site bem rankeado no Google.

O que um site deve ter?

Certamente, um site funcional, com performance, com layout atualizado, todas as informações de contato consegue um melhor rankeamento no Google. Ainda assim, existem outros detalhes essenciais que vão fazer a diferença, como por exemplo:

Domínio próprio e URLs amigáveis
O domínio é um requisito básico para o sucesso de um site. Ele fica localizado no centro da URL em www.oceaning.com.br, por exemplo, “oceaning” é o domínio. Já as URLs amigáveis são aquelas que os usuários e os buscadores compreendem com mais facilidade. Por se tratar de uma diretriz de otimização para o Google, vale criar uma página específica para cada seção.

Blog
É importante investir em um blog corporativo, já que ele funciona como um dos principais pontos de contato entre a sua empresa e um cliente potencial. Com a produção de materiais de qualidade, você educa os usuários sobre o assunto do seu negócio e constrói autoridade na sua área de atuação.

SEO
O SEO ou otimização para mecanismos de busca são técnicas voltadas para a melhoria do posicionamento de sites e blogs nos buscadores. Existem aquelas que trabalham fatores On Page, dentro da própria página, e Off Page, externos a ela. Para obter resultados positivos, é muito importante que o Site utilize essas técnicas.

Responsividade
Com o boom dos tablets e smartphones, não há como garantir de onde as pessoas vão acessar a sua página. Portanto, o design responsivo deixou de ser um luxo e se tornou uma necessidade para as empresas.

O que é Landing Page?

Landing Page é uma expressão em inglês que pode ser traduzida como página de destino ou literalmente “página de aterrissagem”. Ela é uma página que possui todos os elementos voltados à conversão do visitante em Lead, oportunidade ou cliente. Além disso, são muito usadas em campanhas de Marketing Digital, pois costumam ter altas taxas de conversão.

Se um usuário busca por determinado assunto no Google e acessa um post no seu blog, por exemplo, esse post será a página de aterrissagem. Já, se digita o endereço do seu site na barra de URL, “aterrissará” na home. No entanto, dentro do Marketing Digital, chama-se de Landing Page uma página criada com um objetivo único: a conversão. Essas páginas contêm muito menos elementos e links do que a homepage de um site normal.

Isso porque, depois de conseguir levar um visitante para uma Landing Page, seu único objetivo com ele deve ser conseguir a conversão. Agora, para que uma Landing Page realmente cumpra seus objetivos, ela precisa estar otimizada para a conversão. Os títulos devem aguçar a curiosidade do leitor e descrever o que o usuário vai ganhar com a conversão. O texto da Landing Page deve descrever melhor a oferta para conseguir vender bem a ideia, eliminar pontos de dúvidas e definir expectativas.

É necessário escolher um modelo de página em que o conteúdo planejado se adapte, além de muitos outros detalhes. A quantidade e os tipos de campo do formulário devem variar conforme o tipo da oferta, a persona para a qual a oferta é destinada. Portanto, é importante lembrar também que, após ser criada, a Landing Page precisa ser promovida. Afinal, ninguém sabe que ela existe ainda.Os canais mais importantes para a promoção de Landing Pages são redes sociais, site/blog de sua empresa, Email Marketing e até mídias pagas.

Se você quer saber mais sobre os nossos Sites e Landing Pages, entre em contato com a nossa equipe.

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