Business to Business Marketing, significa “marketing de empresa para empresa”, ou seja, são as ações que uma empresa desenvolve para se relacionar com outra empresa. Sendo assim, o marketing B2B consiste em aplicar estratégias direcionadas para outras empresas. Muitas vezes, produzir essas ações pode ser muito desafiador, pois o cliente será um gestor de negócios, que vai considerar todas as variáveis do serviço antes de tomar uma decisão.
Quando você utiliza o marketing B2B, você está querendo ou não, falar com outras pessoas que são as tomadoras de decisão dessas outras empresas. Na verdade, quem está consumindo os conteúdos que você publica, absorvendo a mensagem que você transmite e se conectando com a sua marca é uma pessoa, assim como você.
Diferença entre o marketing B2B e B2C
Você sabe qual é a diferença entre o Marketing B2B e o B2C ? É simples. O modelo B2C, Business to Customer, é quando a empresa se relaciona com o cliente. São empresas varejistas geralmente, como por exemplo sapatarias, supermercados, lojas de roupa. E o B2B, Business to Business, como falamos, é quando a empresa se relaciona com outra empresa.
Certamente, quando se trata de marketing digital, a maioria das ações são feitas com foco no consumidor final. Isso ocorre porque é o modelo de negócios mais comum, no qual o objetivo das marcas é criar relacionamentos duradouros com os clientes. No entanto, esses dois modelos, o B2B e B2C, podem e devem aplicar o marketing digital em suas ações estratégicas, inclusive as redes sociais. Ou seja, é possível direcionar a sua comunicação para os consumidores finais, bem como para outras empresas.
Esteja nas Redes Sociais
Para que as outras empresas consigam encontrar você e saber sobre o seu produtos, ou melhor, o produto da sua empresa, é preciso estar nas redes sociais também.
Segundo o B2B Social Media Report, 76% das marcas possuem páginas corporativos no Facebook ou Twitter. O Twitter é campeão quando falamos em redes sociais para empresas, pois detém 73% das menções a marcas. Mas, não é só com o Twitter e Facebook que a sua empresa deve se envolver. Além delas, estar no LinkedIn, Instagram ou mesmo Youtube poder ser essencial para o sucesso das ações estratégicas.
Estratégias é a chave de tudo
Criar boas estratégias de marketing B2B é uma das chaves para que a marca consiga atrair mais clientes, gerar proximidade com o público e trabalhar o relacionamento com parceiros. Por isso, vamos falar um pouquinho sobre alguns passos importantes:
Invista em conteúdo de qualidade
Dentro do marketing B2B, é preciso investir em conteúdo e oferecer algo de valor ao cliente. O conteúdo deve ser detalhado, relevante e principalmente informativo, para explicar como a solução vendida funciona e pode trazer benefícios para as empresas. Produzir conteúdo rico, com informações relevantes que agregam valor para o público é fundamental para gerar autoridade e reconhecimento da marca. Muitas marcas estão produzindo conteúdos diferenciados e voltados para as empresas. Os conteúdo criados podem ser direcionados à vários canais, como por exemplo e-mail marketing, e-books, postagens, entre outros.
Invista em Relacionamento
De fato, todas as empresas, seja B2B ou B2C, precisam investir em relacionamento com o cliente. No mercado B2B, o relacionamento deve ser construído por meio de um auxílio intenso na tomada de decisão, focando em solucionar dúvidas de gestores e mostrar a eles de que forma a solução pode fazer diferença no negócio. Sendo assim, fazer a análise da jornada do participante no programa de relacionamento B2B é essencial para entender o momento em que cada um se encontra dentro desse relacionamento.
A partir dessa identificação é possível estabelecer uma comunicação personalizada e oferecer vantagens direcionadas. Desta forma, fazer ações em massa pode ser um problema no relacionamento B2B e causa o distanciamento dos participantes. Alguns já passaram por diversas etapas dentro do programa e esperam um nível avançado de contato com a marca.
Blog
O blog também é uma ferramenta fundamental, pois é lá que você pode criar conteúdos de valor, que sejam informativos. Fazendo um trabalho de otimização para mecanismos de busca (SEO), ainda é possível fazer com que pessoas que nunca ouviram falar da sua empresa entrem em contato com ela. Através de conteúdo relevante, o blog melhora o posicionamento do site do Google, além de gerar confianças no cliente. Um dos propósitos do Marketing de Conteúdo é entender o cliente, no caso a empresa, e quais são as soluções que ela busca. Para isso, é preciso identificar um possível problema enfrentado por ele e oferecer o conteúdo que gere valor. Por exemplo, você pode criar um guia passo a passo ou dicas de como solucionar determinado problema.
Canal no YouTube
Segundo uma pesquisa da da Wyzowl, 94% dos consumidores já assistiram vídeos explicativos de produtos. Entre as empresas que usam esse formato de vídeo, 81% diz que ele ajudou a aumentar as vendas. A análise ainda mostrou que, para metade dos consumidores entrevistados, basta 1 minuto para explicar do que o produto/serviço se trata. Atualmente, o YouTube tem mais de um bilhão de usuários, o que equivale a quase um terço da internet.
Todos os dias, as pessoas assistem mais de um bilhão de horas de vídeo, gerando bilhões de visualizações, de acordo com o próprio YouTube. Ou seja, essa plataforma tem um potencial enorme para divulgação de conteúdo de marcas. Nela, é possível criar um programa de entrevistas com referências do seu segmento e especialistas sobre o tema de interesse da persona. Além disso, é possível produzir tutoriais, além dos vídeos Institucionais que apresentam a empresa.
Se você é um empresário ou gestor de marketing, gostou da ideia de investir em marketing digital para a sua empresa B2B, conte com a Oceaning para elaborar as melhores estratégias. Nosso trabalho é potencializar o seu negócio!