Pesquisar

Como Levar o Seu Site para a Primeira Página do Google: Um Guia Estratégico

Compartilhe

Estar na primeira página do Google não é apenas uma questão de posicionamento, é uma necessidade para qualquer negócio! Quer ver isso, na prática? Você precisa comprar um produto, ou contratar um serviço, onde vai procurar? 

Provavelmente no Google, se você for mais jovem, no TikTok, mas por estar lendo isso, tiktok não é o seu forte, né? 

Continuando, tu fez a pesquisa, automaticamente você dá de cara com: 

  • 1 resposta gerada por Inteligência Artificial, 
  • 3~5 anúncios, e só depois disso 
  • com os conteúdos orgânicos do tema que pesquisou.

E eu APOSTO (com qualquer um) que, se você não é um dos 5 primeiros que está aparecendo no orgânico, você simplesmente não existe!

E você ainda tem alguma dúvida sobre isso? Me responde isso sendo bem sincero: Qual foi a última vez que você passou para a página 2 do Google? 

Pois é… (Acho que sou o único que ainda faz isso).

Com a maioria dos usuários raramente passando da primeira página, garantir uma posição de destaque significa a diferença entre ser encontrado ou permanecer invisível. 

E nesse blog, vamos te mostrar como tiramos a Blue Intercâmbios – um dos nossos parceiros – da página 2 um local desconhecido para 99% dos usuários, para o topo das pesquisas no principal destino de intercâmbio deles! 

Melhora de SEO no mês de fevereiro de 2024 Fonte: Dados Internos

Melhora de SEO no mês de fevereiro de 2024 Fonte: Dados Internos

É importante ressaltar que esse processo levou alguns meses até atingirmos esse resultado, e foi marcado por 2 Etapas principais:

1- Otimização de SEO 

2- Mudança de Site

Passo 1: Melhorar o SEO (Search Engine Optimization):

Se você não sabe o que é SEO, basicamente, ele é a base para aumentar a visibilidade do seu site nos motores de busca (Google, Bing, Brave, etc). E envolve uma série de técnicas e práticas destinadas a melhorar a posição do seu site nos resultados de pesquisa orgânica. 

Quando feito de maneira estratégica, o SEO é feito baseado em fatores como: 

  • Palavras-chave, 
  • Qualidade do conteúdo, 
  • Experiência do usuário e 
  • Otimização técnica.

E seguindo essa ordem o primeiro passo que dei foi fazer uma…

Pesquisa de Palavras-chave:

Conversei com o redator, time comercial, e claro, usei meus dons e dotes mágicos (Usei ferramentas como Google Keyword, Google Trends, SEMrush, Ahrefs e afins) para identificar palavras-chave relevantes que o público-alvo deles costuma utilizar.

Lista levantada, agora preciso entender qual a intenção por trás das pesquisas de cada pessoa, isso me ajuda com 2 coisas: 

  1. Produzir um conteúdo com temas que os usuários realmente procuram.
  2. Entender qual o processo a pessoa leva para fazer um intercâmbio para um determinado país

Com esses dados em mãos, agora começamos a parte mais difícil do processo:

A Otimização On-Page:

No momento em que escrevo esse blog, eles possuem aproximadamente 400 blogs e semanalmente saem alguns, e para termos o melhor resultado, teremos que otimizar todos eles, o problema é que isso é um trabalho de Sísifo. Ou seja, é um processo contínuo e que nunca tem fim.

Mas, para nossa alegria, temos alguns padrões que independente da plataforma ou época da história, se manterão os mesmos, e eles são:

Títulos e Meta Descrições: 

Ter títulos que chamam a atenção e meta descrições que instigam a curiosidade de terminar o conteúdo e que incorporem suas palavras-chave-alvo. Ajudam (e muito) no ranking, além de gerar vários cliques quando aparecem nos resultados de pesquisa.

Estrutura de URL: 

As URLs precisam ser claras e descritivas. De preferência, se incluir palavras-chave nela, a relevância do seu site para consultas pode melhorar, e considerando que centenas de IAs e bots são usados para ler e resumir artigos, isso facilita também a identificação e relevância do conteúdo que você produziu.

E falando no diabo…

Produzir um Conteúdo de Qualidade: 

Isso aqui nunca vai mudar, qualidade SEMPRE será relevante (o problema é fazer isso sem estratégia), por isso publique conteúdo útil, informativo e bem-escrito. 

De preferência os que respondam às perguntas dos usuários e resolva alguns dos seus problemas. A qualidade do conteúdo é O PRINCIPAL fator para o ranqueamento.

E melhor do que um conteúdo de qualidade, é uma teia de conteúdos que se conecta, fazendo o que chamamos em termos técnicos de 

Link Building: 

Isso é construído de 2 formas, a que melhor funciona é fazer um conteúdo tão bom que outros sites de autoridade linkem o seu conteúdo no site deles. 

Isso não só traz tráfego direto como também aumenta a autoridade do seu domínio aos olhos do Google (e outros motores de busca).

E a segunda forma, é literalmente fazer uma teia de conteúdos dentro do seu site, isso quer dizer que, faça vários conteúdos que se interconectam. 

E quando o usuário chegar no seu conteúdo, descobrirá que tinha outras dúvidas e que elas já foram respondidas, e assim como um mosquito que cai na teia, ele fica preso no conteúdo.

E de bônus para quem leu até aqui:

Use as Redes Sociais:

Sei que em rede de dancinha, treta e fotos é difícil compartilhar algo que tenha mais de 3 linhas e prender a atenção desse pessoal. 

Mas, isso não quer dizer que você não deve promover o seu conteúdo em outras redes para gerar tráfego e interação, é aquela máxima, “quem não é visto, não é lembrado relevante”

E finalizando a parte de conteúdo…

O mantenha Atualizado e Relevante:

Atualize o conteúdo Regularmente! O Google valoriza conteúdo atualizado. Esse foi o principal fator para que a Blue fosse para a primeira página, dos 400 blogs que citei anteriormente, revisei e atualizei uma boa parte deles, adicionando informações novas e relevantes, e incluindo palavras-chave.

Mantenha a Constância: Manter uma frequência constante de publicação de conteúdo novo ajuda a manter seu site relevante e interessante tanto para os usuários quanto para os motores de busca.

Sei que para a maioria das empresas essa é a parte que peca, e por isso a oceaning está aqui, para te ajudar a manter esse fluxo constante, e principalmente, de forma estratégica! Clica aqui e fale com o nosso time.

Passado a parte legal e fácil de aplicar (copy e redação), vamos para parte técnica e que demanda mais tempo: o desenvolvimento do site

Passo 2: Mudança de Site

Quando assumimos o projeto da Blue, tínhamos o desafio que você acabou de ler, mas de quê adianta um conteúdo ótimo, excelentes títulos, estar posicionado na primeira página do Google, se o site demora para abrir?

Esse era o outro desafio, além do layout defasado, o site tinha alguns problemas de responsividade e carregamento. O maior problema disso é que se o site não carrega entre 1s a 5s, a cada segundo a mais que se passa, você perde em média 10% dos usuários.

Então para garantir uma melhor…

Experiência do Usuário (UX):

Optamos por trocar a forma que o antigo site foi construído, antes ele era feito 100% em programação, então qualquer ajuste precisava da intervenção de um programador, o que deixava o processo sem autonomia e mais demorado.

Por isso optamos por refazer o site usando o wordpress, que além de trazer muito mais autonomia para a Blue, é uma plataforma open source, então é muito fácil implementar as mudanças sem ser necessário saber programar ou ter um programador na equipe.

Após essa Mudança de plataforma, focamos nos aspectos que mais impactam o desempenho de qualquer Site:

  1. Velocidade de Carregamento

Para isso utilizamos algumas ferramentas como Google PageSpeed Insights para medir o tempo de carregamento do site. Com os dados obtidos fizemos todas as otimizações necessárias.

Conseguimos sair de páginas que levavam +10s para abrir para páginas que abrem em 4~5s

Mas, ainda estávamos com um probleminha…

Pode até parecer que essa redução de 50% no tempo de carregamento foi suficiente. Mas como disse lá atrás, estamos na geração de pessoas que não conseguem ler um texto com +3 linhas sem reclamar, imagina esperar mais que 1s para uma página carregar.

Investigamos o motivo de apesar de todas as otimizações feitas, o site não conseguir baixar mais o tempo de carregamento e descobrimos que o problema estava no tempo de resposta do servidor.. 

E aí não tem jeito, quanto mais longe ele for da sua região, mais tempo ele demorará para carregar. Que explicando de forma simples, ele funciona como um ping-pong.

Seu site manda um sinal, ele recebe e rebate de volta.

Nesse caso, a Vanessa (muito perspicaz) sugeriu que mudássemos o servidor que o site estava hospedado, de um internacional para um nacional.

E essa será a nossa próxima ação, assim que aplicarmos ela, traremos o comparativo aqui no blog.

Lembre-se: Sites rápidos têm mais chances de reter os visitantes.

Além de carregar rápido também estávamos com um problema que pouco se fala, a falta de um…

  1. Design Responsivo 

Um design responsivo é (de forma simples) garantir que seu site seja acessível e ofereça uma boa experiência para o usuário em todos os dispositivos. 

A compatibilidade com dispositivos – principalmente os – móveis é crucial, visto que a maioria das buscas ocorre em smartphones e tablets.

Dito isso, fizemos diversos ajustes em proporções, posições de botões, widgets de interatividade, efeitos visuais que tinham no site, melhoria na estabilidade dos elementos.

Caso você queira testar e ver com os próprios olhos como tá tudo funcionando direitinho, clica aqui.

O site está no topo das buscas no principal destino deles, mas ainda não acabou, a chegada ao topo não garante a permanência nele. Por isso mensalmente mantemos um serviço constante de 

Análise e otimização do site:

Semanalmente utilizamos ferramentas como o Google Analytics e Search Console para monitorar o desempenho do site deles, entender como os usuários interagem com ele e identificar áreas para melhorias.

Além de como mencionado na primeira etapa, é necessário atualizar alguns conteúdos, e chegar ao topo das buscas em outros destinos.

Conclusão:

Levar o seu site para a primeira página do Google requer uma estratégia de SEO bem planejada, foco na experiência do usuário e conteúdo de qualidade. 

Ao implementar as práticas recomendadas de SEO, tanto on-page quanto off-page, e manter-se atualizado com as tendências de pesquisa, você pode aumentar muito as chances do seu site ser notado e valorizado tanto pelos usuários quanto pelos motores de busca.

Se você está buscando melhorar o ranking do seu site e precisa de assistência profissional, a Oceaning é o seu parceiro ideal.

Assim como fizemos para a Blue, nossa equipe de especialistas em SEO planejará a melhor estratégia para o seu negócio aparecer no topo das pesquisas nos motores de buscas.

posts relacionados