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8 Estratégias para aumentar o engajamento das suas Redes Sociais

8 Estratégias para aumentar o engajamento das suas Redes Sociais

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No mundo das redes sociais, o engajamento (também conhecida como atenção) é a moeda de ouro. Ele não apenas reflete a relevância da sua marca, produto ou serviço, mas também impulsiona a sua visibilidade, posicionamento e fortalece a conexão com seu público.

Neste artigo, exploraremos algumas estratégias comprovadas para melhorar o engajamento nas suas redes sociais, transformando seguidores passivos em uma comunidade ativa, engajada e lucrativa.

Sumário

Entendendo como funciona o Engajamento nas Redes Sociais

Para começarmos, precisamos primeiro entender o que as redes sociais consideram engajamento. As redes sociais (em sua maioria) atribuem o engajamento com à interação que o público tem com o seu conteúdo. Isso inclui:

      • Tempo de tela

      • Curtidas,

      • Comentários,

      • Compartilhamentos,

      • Salvamentos e

      • Qualquer forma de comunicação direta com a marca (ou influencer).

    Existem algumas outras mas não tem um peso tão alto quanto as citadas anteriormente.

    Um alto engajamento significa que seu conteúdo “da um match” com o público, fazendo que ele seja mais distribuído, levantando pautas e assuntos e até construindo comunidades. Mas claro, antes de chegar em cada um desses níveis precisamos percorrer um (longo) caminho.

    A forma de se fazer isso mais rápido é com estratégia (entenda “fazer isso mais rápido” como acelerar o processo, e não com levar pouco tempo para alcançar esse objetivo, entendido?), e como você está aqui para sair desse perfil flopado e esquecido, vamos citar abaixo as 8 principais estratégias usadas no marketing para aumentar o seu engajamento.

    Estratégias para Melhorar o Engajamento

    Conheça Sua Audiência

    A primeira e mais importante estratégia de todas, é e sempre vai ser a PESQUISA, por isso é EXTREMAMENTE NECESSÁRIO que tu conheça (profundamente) o publico que tem, ou se (ainda) não tem, que almeja alcançar.

    Se você não sabe como fazer uma pesquisa, estamos desenvolvendo um blog exclusivamente sobre isso, mas enquanto não saí, segue esses passos aqui que tu vai estar no caminho certo:

    Busque quem são os maiores do mercado no teu nicho e veja o que eles estão produzindo de conteúdo (principalmente os que tem mais views), e use- os como base para ver o que o público se interessa e que são relevantes para a sua área. (NÃO ESTOU FALANDO PARA COPIAR, OK?

    Fazer uma análise do que tem funcionado e a partir disso criar um conteúdo dessa temática com a sua linguagem e abordagem, sacou?

    Outra forma é utilizar ferramentas de análise para entender as preferências, interesses e comportamentos do seu público, para isso use sites como OpinionBox, SurveyLegend, Survio, etc. Essas plataformas de pesquisa tem excelentes dados sobre preferências e hábitos de consumo, para os mais diversos públicos, segmentando eles por geração (Boomers, x,y,z), idade, principais redes acessadas, etc.

    Dentro das próprias redes também é possível, através dos comentários (pensa comigo, a pessoa além de consumir o conteúdo, dedicou um tempo para comentar o que achou, no mínimo uma ideia para conteúdo tu consegue tirar daqui), das respostas ao direct (geralmente, do direct surgem as principais ideias de produtos e oportunidades de negócios, já que eles estão em um ambiente privado – e que não serão julgados – resolvem abrir um pouco mais sobre as suas dores, desejos e necessidades), no caso do Instagram, nas caixinhas de pergunta, enquetes e etc.

    Através de pesquisas internas, tu (caso tenha uma base) monta um formulário, e com perguntas estratégicas (de preferência abertas), consegue entender no geral o que o seu público pensa, sente, consome, e de novo, quais os problemas eles vivem, assim você pode produzir um conteúdo resolvendo qualquer um desses problemas.

    E isso já nos leva para o próximo passo, que é

    Adapte seu conteúdo para refletir os interesses e necessidades dos seus seguidores.

    Com base na pesquisa que você acabou de fazer, agora você sabe minimamente como o seu público pensa, consome e compra, com essas 3 coisas em mente, o que te resta é apenas…

    Criar um Conteúdo de Qualidade:

    Produza conteúdos relevantes, informativos (informativo não significa que deva ser da mesma forma que um professor, e sim que o público consiga se informar melhor sobre uma pauta ou tema) e envolventes que incentivem o compartilhamento e a discussão sobre um determinado tema. E claro, faça isso variando os formatos: use vídeos, imagens, infográficos e textos para manter o interesse.

    Só fique atento em colocar profundidades diferentes para cada tipo de canal, no Instagram e no TikTok (por exemplo), produza conteúdos mais leves e rasos, mais voltados para o entretenimento, em blogs, lives e vídeos no YouTube, conteúdos mais profundos e detalhados, e claro, nos cursos, assinaturas ou qualquer serviço que seja pago, entregar tudo nos mínimos detalhes e com diversos exemplos práticos para cada tipo de situação.

    E o mais importante para todos os exemplos de canais citados: NÃO SEJA AQUELE PROFESSOR CHATO, seja o mais didático e divertido possível, faça umas piadas, use exemplos, fale de livros, séries e referências da cultura Pop para ficar mais fácil de digerir o conteúdo. E outro ponto sobre isso, é que você está concorrendo com milhões de estímulos na tela deles, notificações infinitas, whatsapp, tiktok, instagram todos a um clique de distância.

    Interaja com Seu Público:

    Sei que parece ÓBVIO, mas como diria aquela militante do Twitter, “o óbvio precisa ser dito“. Dito isso, responda aos comentários, mensagens e mencione os seguidores que mais se destacarem. Manter uma comunicação bidirecional cria um sentimento de comunidade, e todo mundo que fazer parte de uma, melhor que seja a sua (não é mesmo?).

    Outro ponto que aumenta bastante o engajamento é realizar sessões de perguntas e respostas, enquetes e concursos para aumentar a interação. Esses concursos podem ser de estilo, construindo algo que você ensinou, solucionando um problema, colocando em prática algum hábito que tem melhorado a sua rotina, etc. O importante é recompensar as pessoas que estiverem se empenhando em fazer o que você propôs, isso naturalmente estimula outras pessoas a fazerem o mesmo também.

    Poste Consistentemente:

    Esse aqui é o maior vilão dos produtores de conteúdo, principalmente dos que estão começando, vou reforçar aqui: Mantenha uma programação regular de postagens. Consistência é chave para manter seu público engajado, e também é a chave do sucesso para qualquer coisa que você for fazer na sua vida.

    Para sempre se manter consistente, utilize ferramentas de agendamento de posts, faça um plano de gestão de conteúdo (se você não tem tempo ou não sabe fazer, entra em contato com a gente que fazemos para você), grave vários vídeos, produza vários textos ou carrosseis com antecedência, assim você ganha tempo e caso aconteça algum imprevisto você consegue manter a regularidade.

    Use Hashtags Estrategicamente:

    Essa aqui é polemica e muda bastante entre cada rede social. Mas em todas elas sempre tem algo em comum, o uso delas.

    Por isso em todas as suas publicações é sempre bom fazer o uso de hashtags relevantes para aumentar a visibilidade de suas postagens, e principalmente segmentar o público para o qual ela será entregue. Você pode criar hashtags únicas para campanhas específicas (caso você seja uma marca ou influencer grande) e incentive seu público a usá-las.

    Faça Collabs com Influencers

    Essa aqui nem todo mundo gosta mas é a melhor forma de se criar uma comunidade! Afinal de contas minha vó sempre me disse: “sozinho você pode até chegar mais rápido em algum objetivo, mas acompanhado, você chegará mais longe

    Então fazer parcerias com influenciadores podem ampliar seu alcance e adicionar credibilidade à sua marca (pessoal ou profissional), afinal de contas, se ambos falam sobre o mesmo assunto, acreditam em valores e atitudes semelhantes, o público ver que ambos fizeram uma parceiria para levar esse conteúdo para mais pessoas só aumenta o senso de comunidade e de humanização (no caso de marcas corporativas).

    Por isso, sempre escolha influenciadores que se alinhem com os valores da sua marca e tenham um público engajado, além deles serem os que mais compram as recomendações dadas pelo influencer, se o seu produto (ou contéudo, no caso de outros influencers) for bom, automaticamente acaba fidelizando novos clientes sem pagar uma fortuna de tráfego para isso.

    Analise e Ajuste Sua Estratégia:

    Outro tópico importantíssimo é: use ferramentas de análise para metrificar a eficiência das suas postagens e campanhas. Sejam elas da própria plataforma (como a aba insights) ou ferramentas de terceiros como RD Station, Reportei, Social Mlabs e afins, a regra é: “Quanto mais dados, melhor serão suas análises”. E claro, não podia faltar, ajuste sua estratégia com base nos insights obtidos dessas análises.

    Como Responder às Mudanças nas Plataformas

    As redes sociais estão em constante evolução e mudança (até mais do que muitos de nós podemos acompanhar). Por isso, mantenha-se atualizado com as mudanças nos algoritmos das plataformas e adapte suas estratégias para aproveitar novas funcionalidades e tendências que vem com elas, a soma dessas estratégias ajudam a trazer novas pessoas para o seu perfil, e principalmente a te manter relevante para a plataforma.

    Mas lembre-se NÃO EXISTE ALGORITMO QUE SALVE UM CONTEÚDO RUIM, da mesma forma que nenhum algoritmo vai deixar de recomendar um conteúdo que está sendo muito compartilhado, comentado e curtido (não quer dizer que ele é bom, só quer dizer que ele está fazendo com que as pessoas passem mais tempo dentro da plataforma, ou seja, ele interagem com a publicação). Lembre-se o algoritmo é só um robô ele não analisa a qualidade do conteúdo, e sim o comportamento do usuário.

    Conclusão

    Melhorar o engajamento nas redes sociais não é uma tarefa fácil, requer uma combinação de diversos fatores, como conhecer (profundamente) seu público, criar um conteúdo de qualidade, interagir de forma genuína com seus seguidores e analisar regularmente seus resultados.

    Implementar essas estratégias, garante que você não só aumentará o engajamento, mas também construirá uma base de fãs (e clientes) leais e envolvidos com sua marca (conteúdo ou serviço).

    E se você tá achando isso tudo muito complicado para fazer sozinho, e quer aprofundar suas estratégias de redes sociais e elevar seu engajamento para o próximo nível, a Oceaning está pronta para ajudar. Com nossa experiência em marketing digital e gestão de mídias sociais, podemos criar um plano personalizado que transformará a sua presença online.

    🌊 Tudo que você precisa fazer é [clicar aqui para conversar com alguém da nossa equipe]

    Lembre-se: nas redes sociais, engajamento é mais do que números, é sobre construir relacionamentos duradouros e significativos com seu público. Vamos tornar isso realidade juntos!

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