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Mantendo a Constância na Produção de Conteúdo: Estratégias para manter um Fluxo Contínuo e Eficaz

Como manter a constância na produção de conteúdo

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Se você trabalha com marketing ou está entrando nesse mundo, com toda certeza já ouviu a frase “O conteúdo é rei”, e para muitos, manter uma produção de conteúdo constante (e com qualidade) é um desafio, como você bem sabe, o conteúdo é crucial para qualquer estratégia de marketing. 

Isso significa que ter constância não é só sobre manter seu público engajado, mas também sobre construir autoridade, aumentar a sua relevância e faturar mais.

Pensando nisso, hoje, te darei algumas estratégias práticas para manter a constância na produção de conteúdo, garantindo que você ou sua marca permaneçam relevantes e visíveis nas plataformas digitais.

Sumário

O Primeiro passo para ter constância na produção de conteúdo é ter um…

Planejamento e Calendário de Conteúdo Definidos

Eu sei, é chato fazer isso, mas se você quer deixar esse processo mais eficiente e constante, é necessário ter um planejamento, lembrando que ele não precisa ser mega elaborado, cheio de pormenores, você só precisa responder as seguintes perguntas: 

  • O que irá produzir?
  • Onde será publicado?
  • Qual frequência será produzido?

Para isso, a melhor forma de se organizar é 

Criar um Calendário Editorial

Ele ajuda a organizar ideias e temas de uma forma visual, além de assegurar que você esteja cobrindo todos os aspectos importantes do seu nicho.

Com um calendário criado, você só precisa…

Definir a Frequência e quais serão os Temas: 

Para definir a frequência das postagens dependerá muito de qual plataforma estamos falando, já que o algoritmo de recomendação funciona de forma diferente em cada uma delas, e a frequência também dependerá de qual estratégia você quer utilizar no momento.

Mas para não te deixar de mãos vazias, comece produzindo: 

  • 1x por semana, caso seja um conteúdo mais complexo, longo e profundo ou 
  • 3x por semana caso seja um conteúdo curto, de fácil compreensão e rápido de ser produzido. 
 

O ideal é que tenham todos os tipos de conteúdos, mas, se você está começando, isso definitivamente NÃO deve ser uma preocupação, foque em seguir essa frequência religiosamente e quando conseguir deixar esse fluxo de produção constante e de preferência com no mínimo 2 semanas adiantados, adicione gradualmente mais conteúdos (se não for atrapalhar a qualidade de produção já existente).

Com a frequência definida, agora só nos resta escolher quais os temas que serão abordados

Para escolher esses temas, o melhor caminho é Fazer uma pesquisa de mercado, com: 

  • Os principais criadores, 
  • Os conteúdos mais vistos, 
  • Os termos e palavras-chave mais buscados sobre esse assunto.
 

Fazer isso te ajuda a manter um ritmo constante de produção e evita o bloqueio criativo, já que você só precisa pensar em uma publicação baseada em uma das temáticas ou termos que sua pesquisa revelou serem relevantes.

Se mesmo assim você não entendeu, abaixo temos um exemplo do calendário que fizemos para uma de nossas clientes no nicho de Emagrecimento:

Com o planejamento e calendário em mãos, agora, só precisamos de produzir o conteúdo de fato, e (para mim) a melhor forma de se fazer isso é…

 

Criar Conteúdo em Lotes

Afinal de contas, aproveitar aquele dia em que você está inspirado e escrever 50 publicações não me parece um mau negócio, né? Por isso, sou extremamente adepto da Produção em Massa;

Dedicar dias específicos para a criação de conteúdo permite que você maximize a eficiência e minimize a pressão de criar conteúdo diariamente, todos sabemos imprevistos acontecem, e se você já tiver deixado 1 mês de conteúdo pronto, terá um fôlego para passar alguns dias sem produzir e não será punido pelo algoritmo por ficar sem publicar nada.

Outra estratégia que costumo usar com bastante frequência é a Diversificação de Formatos.

Criar conteúdo em diferentes formatos de conteúdo (blogs, vídeos, infográficos) além te ajudar a não ficar no tédio e pilhado só com um tipo de estrutura, ajuda a manter o interesse do público, porque terá uma diversificação maior em como os conteúdos são apresentados, assim, os 2 saem ganhando.

Pronto, temos planejamento, calendário e agora temos o conteúdo, só que concordemos que publicar ele “na mão” não é nada agradável, especialmente se você tem que fazer isso todo dia em algum horário específico, por isso, te apresento a…

 

Automatização e Ferramentas de Gerenciamento

Se você, como muitos de nós, não quer perder muito tempo subindo um monte de publicações em diferentes plataformas e pior, no mesmo horário, use Ferramentas de Agendamento/Automação. 

As ferramentas mais comuns para isso são:

  • Postgrain, 
  • Estúdio de Criação, 
  • MLabs, 
  • Buffer, 
  • Hootsuite, 
  • Etus, 
  • Latergram.
 

 

Mas se você não tem dinheiro para usar essas plataformas, o próprio Facebook/Instagram permite que você faça os agendamentos pelo Meta Business, é totalmente gratuito e se você não for publicar em muitas plataformas diferentes, funciona até melhor que essas ferramentas

E além das plataformas de agendamento, você pode (e deve) usar algum gerenciador de tarefas para incluir a produção de conteúdo, se você realmente quer levar isso a sério, precisa tratar essa produção como uma parte do seu trabalho.

As Ferramentas de Gerenciador de tarefas mais comuns são: 

  • Trello;
  • Asana;
  • Runrun.it;
  • ClickUp.

E fazer o uso delas pode te ajudar a gerenciar quais conteúdos foram feitos, quando serão publicados e quais são os prazos de produção dos próximos, isso te ajuda também a se manter mais alinhado e produtivo, e para algumas pessoas, mais motivado.

Se você cumpriu tudo que propus até aqui, vai perceber que inevitavelmente uma hora os assuntos sobre o seu nicho irão acabar… Isso até seria algo para ficar extremamente preocupado, mas para cada problema que trago, uma solução vem de mãos dadas.

Se você chegou no teto dos assuntos que podem ser utilizados no seu nicho, o seu próximo passo é fazer a

 

Reciclagem e Reutilização de Conteúdo:

Isso é bem mais comum do que você imagina, se você abrir um perfil que publica conteúdo tem alguns anos, vai ver que periodicamente alguns conteúdos se repetem, às vezes é exatamente o mesmo conteúdo, outras vezes é o mesmo tema com uma nova abordagem. 

Isso acontece por alguns motivos, novas pessoas estão chegando no perfil todos os dias, e muitas delas estão aprendendo sobre o conteúdo que você fala, outro motivo é que muitas pessoas esquecem do conteúdo que viram, quer uma prova: Qual foi o 10º vídeo que você assistiu hoje? Geralmente lembramos da primeira e da última coisa que vimos ou fizemos.

Agora que você sabe disso, não exite em…

Atualizar Conteúdos Antigos: 

Isso não apenas economiza tempo na criação do conteúdo, mas também melhora o seu posicionamento e relevância (independente da plataforma), eleva o nível de consciência dos novos seguidores, e convenhamos, seu post de 1 ano atrás não tem a mesma qualidade do que você escreveu hoje (se tiver, tem algo muito errado acontecendo).

Outra coisa que você DEVE fazer é a Adaptação do conteúdo para Diferentes Plataformas.

Um único conteúdo pode ser adaptado para diferentes plataformas. Por exemplo, um post de blog pode ser transformado em um vídeo ou uma série de posts nas redes sociais, assim como esse será utilizado, para ver como ele foi adaptado, nos siga no InstagramTiktok e no YouTube.

Se você seguiu todos os passos, tudo que precisa se preocupar agora é com a 

 

Manutenção da Qualidade e Originalidade

Mesmo com a pressão de manter a consistência, é vital não comprometer a qualidade. O Conteúdo quando produzido com qualidade constrói confiança e autoridade com seu público, e fortalece o seu nome (ou da sua marca) no mercado, por isso, caso precise fazer uma pausa para não comprometer a qualidade, faça.

 

E por fim, mas não menos importante, Seja Autêntico e Original! Mantenha a originalidade do seu conteúdo. Trends, formas de criar conteúdo, formatos, tudo isso é passageiro, manter-se fiel aos seus valores e posicionamento ajuda a te diferenciar e manter o público engajado.

Não quer dizer que você não deve surfar algumas dessas ondas, se fizer sentido para o posicionamento e imagem que você quer transmitir.

Por fim, se você fizer tudo isso, se tornará relevante e conhecido, e não terá mais tanto tempo para cuidar exclusivamente da produção de conteúdo, e quando esse momento chegar:

 

Delegue e faça Colaborações:

Considere delegar parte da criação de conteúdo ou colaborar com criadores de conteúdo, blogueiros e influenciadores do seu nicho ou em áreas correlacionadas. Isso traz novas perspectivas para o mesmo tema e alivia a sua carga de trabalho.

 

Conclusão:

Manter a constância na produção de conteúdo é um desafio, mas com planejamento adequado, uso de ferramentas corretas, e estratégias inteligentes, é possível manter um fluxo contínuo produzindo um conteúdo de alta qualidade. Lembre-se de que a consistência é a chave para construir e manter uma audiência leal.

Se você precisa de ajuda para planejar e manter uma produção constante de conteúdo, a Oceaning está aqui para ajudar. Com nossa experiência e conhecimento, podemos desenvolver uma estratégia de conteúdo que funcione para você e sua marca.

Pronto para melhorar a constância da sua produção de conteúdo? Clique aqui e agende uma consultoria personalizada com a nossa equipe.

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