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O que eu preciso para criar meu e-commerce?

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Desde o início da pandemia muitos negócios começaram a venda online e com o aumento da concorrência digital muitas empresas foram aplicando melhorias, como a criação de um e-commerce para atender da melhor forma e com praticidade os seus clientes.

Se você está começando a pesquisar sobre esse assunto, saiba que com a decisão de criar o seu próprio e-commerce vem outras decisões importantes que vão impactar diretamente no seu processo.

Temas que serão abordados:

Estrutura Interna da Empresa

Antes de iniciar a venda do seu produto online, é necessário que já se tenha alguns processos internos bem definidos, como por exemplo: quem vai ficar responsável em gerir o e-commercealimentar a plataforma com os produtos, acompanhar o painel de vendas diariamente e responder às dúvidas dos clientes.

Outro ponto importante é contar com o auxílio de algum sistema para emissão de nota fiscal, gerenciamento de relatórios e gestão de estoque. Algumas das ferramentas que vamos apresentar possui algumas dessas funcionalidades ou indica algum plugin complementar para integração.

Escolha da Plataforma de Criação de E-commerce

Não economize tempo nessa etapa, hoje possuímos muitas soluções prontas no mercado. Sei que quando pensamos em venda online nossos olhos “Brilham” pelos e-commerces grandes como Americanas, Magalu, entre outros. Você pode ter um e-commerce desenvolvido específico para sua empresa e construído do zero porém é sempre bom avaliar as plataformas prontas, antes de tomar essa decisão. Isso pode te ajudar a economizar muito dinheiro $$.

Ferramentas mais utilizadas:

Woocommerce –  O Woocommerce é um plugin open source utilizado junto com o nosso queridinho WordPress, ele foi projetado para empresas de pequeno a grande porte. Com ele você consegue divulgar os produtos, gerenciar estoque, integrar com os maiores métodos de pagamento como Pagseguro, MercadoPago, Paypal, entre outros.

Também tem a possibilidade de gerenciar o frete, utilizando os métodos padrões como retirada em loja, correios, taxa fixa e frete grátis. Já para transportadoras é necessário a contratação de um plugin complementar para realizar essa configuração.

Os pontos de atenção para esse tipo de plataforma é que ela trabalha com temas e plugins, o wordpress e o plugin do woocommerce possuem atualizações recorrentes porém o tema principal e alguns outros plugins que podem ser incluídos durante a criação do projeto são escolhidos pela pessoa que está desenvolvendo. 

Caso seja necessário a contratação de um tema é sempre bom avaliar se ele possui atualizações recorrentes e a mesma coisa se aplica para plugins, esse item é muito importante até para a segurança do seu site. Nunca utilize plugins que não possuem manutenção ou que teve a sua última manutenção há mais de 1 ano.

Recomendamos essa opção pelas diversas possibilidades de personalização e funcionalidades que são disponibilizadas.

Loja integrada – Assim como o Woocommerce a Loja integrada trás o conceito de que todos podem ter a sua loja online, ela possui soluções para gestão de produtos, integração com MercadoPago, Pagseguro, Paypal, Correios, Frenet, entre outros.

A loja integrada pode ser contratada a partir do plano gratuito, que contempla a publicação de 50 produtos ou com planos mais avançados que possuem mais recursos e também permite uma publicação maior de produtos.

Ela possui alguns aplicativos gratuitos e pagos, esse conceito também se aplica para os temas. Se você deseja uma loja mais personalizada será necessário a contratação de um tema dentro da ferramenta, temas que podem variar de preço, porém a maioria fica na faixa dos R$ 399,00.

Os pontos de atenção dessa opção são os gastos mensais, pois se você possui muitos produtos você terá que contratar um plano maior. Não esquecendo da personalização, como é utilizado um tema você acaba ficando limitado a uma estrutura.

NuvemShop – A NuvemShop possui um sistema de cobrança parecido com o da Loja Integrada, você paga uma mensalidade para manter a sua loja ativa.

A Nuvem disponibiliza ferramentas de marketing, gestão de negócio, app para gerenciamento das vendas, integração com PagSeguro, Wirecard, MercadoPago, Paypal, Itaú Shopline, Cielo e PagHiper.

Ela possui 30 dias grátis de experiência e após os planos iniciam em R$ 49,90 / mês.

Citamos aqui apenas algumas das plataformas, hoje no mercado temos diversas opções como Tray, Wix Stores, Shopify, Mercado Shops, Iluria, entre outras.

Conteúdo disponibilizado na plataforma

Depois de organizar a parte interna do processo e escolher a plataforma que vai te atender, inicia-se o processo de coleta de dados. Nessa etapa você vai precisar separar todos os produtos que irá vender e montar um arquivo com imagens, nome, descrição, especificações, medidas e peso de cada produto.

Também é necessário pensar nas categorias que você vai inserir dentro da loja e também nas políticas que vai disponibilizar, como política de entrega, de troca e de cancelamento. Esses pontos precisam estar alinhados para não ter problemas com futuros clientes e também para saber o que fazer em cada situação.

Deixe sempre visível as formas de contato, destaque o produto carro chefe da sua empresa e utilize botões que facilitam o acesso às informações. Isso vai te ajudar a aumentar as conversões.

Métodos de pagamento

A decisão deste item vai depender muito da plataforma escolhida e se o método desejado possui integração com a mesma.

Os métodos mais utilizados são PagSeguro, MercadoPago e Paypal. Você deve entrar no site de cada um deles e verificar as taxas oferecidas e se são vantajosas para o seu negócio. 

Procure sempre utilizar o checkout transparente e também facilite o máximo possível esse processo. Quanto mais praticidade o seu cliente tiver, menos carrinhos abandonados você terá.

Independente do gateway de pagamento escolhido sempre que possível disponibilize o PIX como forma de pagamento para os seus clientes =)

Frete

Se o seu produto precisa ser entregue e você ainda não possui nenhuma empresa contratada para esse serviço, esse é o momento da grande decisão. Tudo vai depender do tipo de produto e do tipo de entrega desejado. Você pode fazer um convênio com os correios ou pode contratar uma transportadora.

Também existe a opção do Frenet que facilita a integração de vários métodos de envio. A Frenet realiza cálculos de fretes automatizados para sua loja virtual, fornecendo as melhores opções por um preço justo e competitivo.

Conclusão

Nesse primeiro instante parecem ser muitas decisões e sua cabeça deve estar borbulhando de ideias. Não perca essa empolgação, comece hoje a fazer o seu checklist e pesquisar a loja que será mais vantajosa para o seu tipo de negócio.

Bora colocar a mão na massa para tomar essas decisões e alavancar as suas vendas!!

Ah, não podemos esquecer que para qualquer loja online é necessário a contratação de um domínio e de uma hospedagem.

>> Leia também o nosso artigo: O que é um domínio? 

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