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A melhor forma de pedir orçamento de marketing!

orçamento de marketing

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Acredite em mim, se todo mundo seguisse essa regra para pedir um orçamento de marketing, o mundo seria melhor!

Não estou exagerando, quero abordar aqui nesse texto um dos maiores problemas no mercado de contratação de agências, freelancers e serviços no geral, mas principalmente os de marketing.

Sabe de qual problemas estou falando? Não, não é dinheiro. Estou falando de CONFIANÇA!

Segue o raciocínio até o final desse texto que você vai entender e, quem sabe, concordar.

Começou o orçamento, começaram os jogos!

Na maioria das vezes, nos meus mais de 10 anos de experiência, quando uma empresa chega para um profissional ou para outra empresa com a necessidade de contratar um serviço, é iniciado um jogo.

Sim, você está contratando algo que deve beneficiar a sua empresa e, consequentemente a do outro, mas o maldito egoísmo do ser humano não permite que seja uma negociação sem levar vantagem.

Quem foi que disse que você precisa pedir desconto? Pechinchar? Posso falar de coração aberto para você que a maior burrice é pechinchar um serviço, pois o profissional contratado tende a dar mais valor para quem paga mais pelo seu serviço.

Não é maldade, não é falta de profissionalismo, é simplesmente natural que você priorize quem te valoriza mais.

Por outro lado, não faz sentido jogar o orçamento lá em cima esperando que o potencial cliente negocie. Isso é só sacana da sua parte, afinal se o cliente não chorar, você vai sair ganhando, né?

Muito bom para a relação “tirar para trouxa” a pessoa que vai te contratar.

Então a primeira lição que quero deixar aqui ao fazer ou receber um orçamento, é: falem a verdade!

Qual seu orçamento mensal para contratar marketing?

Comece a negociação abrindo o seu orçamento mensal para a empresa com a qual está cotando!

Pensa comigo, faz sentido você pedir 3 ou 5 orçamentos, fazer todas reuniões com várias empresas, para descobrir que todas elas cobram de 3 a 4 mil mensais pelos serviço que você quer, sendo que você tem 2 mil de teto para investir em marketing?

Pois é.

Eu sei que você tem medo de falar que tem X mil de orçamento e te passarem para trás, cobrarem um valor maior do que o serviço realmente custa porque você abriu o valor.

Bom, podemos concordar que contratar um serviço já é um risco. Investir em marketing já é um risco. Se você não confiar na empresa que está contratando, aí ficará ainda mais complicado de ter qualquer retorno, certo?

Não é confiar cegamente, mas pesquisar sobre, fazer reunião, conhecer as empresas e encontrar identificação. Ao mesmo tempo, dar oportunidade para que a empresa também entenda se faz sentido para ela trabalhar com você diante do orçamento que você tem, pois se ela precisar te dar um grande desconto para fazer o mesmo serviço, talvez ela não te atenda muito bem ou te coloque de canto quando outra empresa contratá-la no valor cheio.

Analise as suas finanças, veja quanto pode investir no período de ao menos 12 meses e aborde as empresas assim: “olá, eu tenho 2 mil reais de orçamento para fazer marketing mensal, como podem me ajudar?”. Não é difícil ;D.

Qual o seu objetivo ao cotar marketing digital?

Saber o seu orçamento já te ajuda se você não entende de marketing, pois pode pedir orientação e marcar reuniões para descobrir o que realmente vai te ajudar mais.

Agora, outro ponto que vai ajudar muito a fechar um orçamento de marketing e definir a agência ou profissional, será o seu objetivo.

Aqui vai uma lista de objetivos que você pode querer junto ou separadamente, veja:

  • captar mais leads (contatos de potenciais clientes);
  • alcançar mais pessoas com seus conteúdos;
  • gerar mais engajamento com a sua empresa;
  • trabalhar lista de contatos já existente;
  • recuperar clientes e potenciais clientes antigos;
  • automatizar ações de marketing;
  • integrar marketing e vendas;
  • dar mais autoridade para a marca.

Enfim, juntando esses objetivos com o seu orçamento, você com certeza vai direcionar o profissional de marketing no caminho certo para montar um plano e uma proposta para você.

Esse é o caminho que recomendo para a maioria das empresas que precisam de serviços de marketing. Ainda assim, vou deixar outra opção caso vocês tenha mais conhecimento e clareza do que precisa.

Monte um escopo e peça 3 orçamentos

Para abrir orçamentos e propostas no estilo “concorrência”, você deve ter bem detalhado o que quer.

Isso funciona principalmente quando são serviços mais relacionados a produção e menos a estratégia.

Um exemplo de escopo:

  • 3 posts por semana no Instagram;
  • 2 reels por semana no Instagram;
  • Gestão de anúncios em redes sociais com investimento de 2 mil mensais;
  • Gestão de Google Ads com investimento de 3 mil mensais;
  • Envio de 1 e-mail marketing por semana;
  • Gestão de página web para melhorias de conversão, SEO e manutenções.

Com isso e detalhando ainda mais, falando dos seus produtos, suas prioridades, você consegue mandar para várias empresas e entender o orçamento médio do serviço, comparando a qualidade da entrega de cada um, os cases, as especialidades e tomando a melhor decisão.

Percebe que nesse caso, mesmo não tendo dito a sua verba, você definiu o escopo e facilitou o trabalho do profissional de marketing?

Sim, isso tudo ajuda tanto a sua empresa quanto a empresa que será contratada, ganhando tempo e iniciando o quanto antes suas ações de marketing.

E o profissional de marketing, não precisa facilitar o orçamento?

Sim, é óbvio.

O que tem de agência por aí com medo de passar preço também, é um absurdo.

Porém, é entendível quem não queira passar um orçamento sem reunião, pois as chances de fechamento diminuem muito!

Ainda assim, precisamos entender a motivação daquele que nos procura.

Se o potencial cliente chega pedindo um orçamento de cara, na maior parte das vezes, só quer comparar valores, pois não tem ideia de quanto custa aquilo que deseja.

Se chega pedindo uma reunião de cara antes de dizer o que quer, pode estar ainda mais perdido querendo orientações e segurança para saber qual caminho seguir.

Ser muito engessado no processo e nas cestas de serviços não ajuda quem está procurando pelos serviços, além de não ser uma prática muito boa no digital, visto que cada estratégia, cada negócio, é particular e nem sempre o que funcionou em um vai funcionar no outro.

Por fim, ambos precisam facilitar o lado do outro e CONFIAR no outro para trabalharem juntos.

E como fazemos orçamentos de marketing na Oceaning?

Por aqui nós temos um sistema com nossos produtos e serviços cadastrados, então nossos valores são tabelados.

No geral, entendemos a necessidade de quem nos procura e passamos um orçamento personalizado, formando a cesta de serviços com aquilo que entendemos ser o ideal baseado no que foi passado ou com aquilo que nos é passado de necessidade.

Também temos política fixa de descontos baseado no tempo de contrato e na forma de pagamento.

Claro que cada negociação funciona de uma forma e entendendo o contexto do cliente, podemos até mesmo modificar o preço de tabela de algum item, a depender da quantidade de itens cadastrados, tempo de contrato e alguns acordos de responsabilidades de ambas as partes.

No mais, não negamos informação, não negamos orientações durante as reuniões, somos bem transparente e acreditamos que a confiança deve ser mútua.

Gostou? Entre em contato conosco e vamos fazer o seu orçamento de marketing =D.

perfil tiago

Meu nome é Tiago Oliveira, sou sócio e consultor aqui na Oceaning e escrevo esse texto como uma súplica para que possamos otimizar o nosso tempo na hora de fechar uma parceria. Estou esperando por você!

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