Sabemos que um empresário não tem tempo a perder, por isso se você está aqui e quer saber como cobramos pelos nossos serviços, só pode significar uma dessas duas coisas:
1 – Chamamos sua atenção e você tem interesse em contratar uma agência (a nossa no caso);
2 – Você também tem uma agência de marketing e não sabe precificar seus serviços (ninguém sabe, relaxa).
Então vamos ao que interessa! 😉 Afinal, que modelo de cobrança é esse que criamos?
Precificando serviços fixos
Existe uma gama de serviços de marketing e cada um tem o seu valor.
Com isso você está mais do que acostumado, afinal em todo negócio é praticamente igual.
Consideram-se 3 fatores principais:
1 – o custo dos serviços, o valor hora do profissional de acordo com sua qualificação e experiência;
2 – os custos fixos da estrutura, tecnologias e administrativos;
3 – a margem de lucro que sua empresa trabalha.
Por aqui usamos uma margem mínima em cima desses serviços e a soma desses fatores resulta no que chamamos de preço base.
Esse valor vai representar o que faremos de fato, o que estará no escopo, e será sempre fixo para o serviço escolhido.
Por exemplo: gestão de redes sociais, gestão de tráfego, gestão de conteúdo, gestão de sites. Cada um desses serviços terá o seu preço base.
Agora vamos entender os valores variáveis.
Preço por produto ou serviço
Cada produto, infoproduto, curso ou serviço que a empresa oferece aumenta o esforço do trabalho no marketing digital.
É necessária uma estratégia para cada um, postagens pensadas de forma individual, anúncios específicos e, por vezes, até mesmo públicos diferentes.
Então, adicionamos uma % em cima do valor fixo mencionado anteriormente por serviço.
Na prática, suponhamos que você presta consultoria de imagem e nos pede gestão de rede social.
Vamos cobrar 1 fixo da gestão + uma porcentagem desse fixo pelo produto de consultoria.
Agora, se você quer trabalhar também a venda de um serviço de Personal Shopper, adicionamos 2x essa porcentagem para englobar ações para esse produto também, ficando 1 fixo e 2 variáveis em função dos dois produtos.
Dessa forma, fica claro, escalável e previsível para ambas as partes, empresa e agência.
Mas ainda tem dois fatores que influenciam nessa conta e um deles já mencionei, o público.
Preço por público, cohort ou persona
Talvez um dos mais difíceis de mensurar seja esse fator.
Algumas agências trabalham com conceito de público alvo.
Algo mais amplo, como por exemplo: homens e mulheres de 25 a 45 anos que moram em São Paulo e região.
Outras agências, a maioria, trabalham com conceito de persona / avatar.
Exemplo: Joana, mulher de 30 anos, casada, focada na sua carreira, procurando passar uma imagem mais séria para conseguir uma promoção e passar uma percepção de mulher mais madura e confiante, mas moderna e versátil.
A Joana nesse caso representa muitas outras pessoas.
Por aqui, trabalhamos o conceito de cohorts.
É algo entre o público-alvo e a persona que adiciona a questão comportamental, principalmente o comportamento digital.
E seja qual for a escolha, trabalhar vários públicos, personas ou cohorts requer também estratégias diferentes, estudos diferentes e validações diferentes, bem como o acompanhamento diário dos seus comportamentos nas redes digitais.
Por isso, adicionamos uma porcentagem também para cada público adicional, ligeiramente maior do que a porcentagem representada pelo adicional do produto.
Então, até aqui, o preço final ficaria algo assim:
▶ Preço Base + % do Produto + % do Público
Agora vamos entender o terceiro fator variável que influencia o nosso valor final, o objetivo.
Preço por objetivo de marketing
Por último e mais importante é a variável do objetivo.
Toda estratégia de marketing começa na definição do objetivo.
Qual rede vou usar? Quais ações tomar? Quais materiais preciso criar? Etc. etc.
Assim que você define o seu objetivo, o resto vai se construindo com a pesquisa, o planejamento e a análises das ações para entender se estamos nos aproximando ou nos afastando do objetivo.
Outra particularidade de nossa agência é que não trabalhamos com volumetria.
Isso significa que não vamos fazer dois posts por semana nas redes sociais simplesmente por fazer se eles não forem ajudar no objetivo final.
Todas as ações devem se balizar na resposta positiva para a seguinte pergunta:
Essa ação nos deixará mais próximos do nosso objetivo?
Assim montamos a estratégia e definimos que serviços faremos mensalmente.
Ok, mas quais são os objetivos possíveis no marketing? Segue lista com alguns:
- Alcance;
- Engajamento;
- Reconhecimento de marca;
- Reputação digital / autoridade;
- Visitas no site;
- Captação de leads;
- Conversão (para cursos, eventos, webinars, LPs, site);
- Venda direta.
E assim como as variáveis anteriores, essa também traz uma % a mais no preço base do serviço para enfim atingirmos o valor final de investimento.
Então, nossa fórmula final para formular o valor do investimento fica assim:
▶ Valor do Serviço = Preço Base + % do Produto + % do Público + % do Objetivo.
E, antes de finalizar, ainda precisamos falar de uma última variável que pode influenciar no preço final e que é de um serviço bem específico, gestão de anúncios.
Preço variável por anúncios
A gestão de anúncios é um serviço bem mais complexo do que parece.
Isso porque o seu esforço de trabalho está totalmente relacionado à quantidade de verba investida.
Apesar de ele ter um valor base e a variação por produto, o valor investido é quem vai limitar a quantidade de campanhas, grupos de anúncios e anúncios que podemos fazer na hora de anunciar.
Sendo assim, quanto maior o valor investido, mais criativos devem ser feitos, mais testes a/b precisam ser realizados, aumentando a quantidade de análises, correções e deixando o relatório mais robusto.
Ou seja, colocar uma % adicional sobre o valor investido é extremamente necessário para que a agência continue fazendo um trabalho bem feito e dedicando o tempo necessário para cuidar das e otimizar as campanhas de forma ágil e constante.
Aqui, até o momento que escrevi esse texto, trabalhamos com 10% sobre o valor investido de adicional, além do preço base da gestão de anúncios, claro.
Depois de tudo isso, você pode estar se perguntando: afinal, quanto vou pagar?
Então, para deixar ainda mais claro, vamos para um exemplo prático.
Quanto custa marketing digital, afinal?
Você pode solicitar um orçamento para nós a qualquer momento clicando aqui.
Mas, enquanto não solicita, vou simular um plano hipotético contigo aqui agora.
Usando ainda o exemplo da consultoria de imagem, pense no seguinte cenário:
- 3 Demandas: gestão de site, gestão de redes sociais, gestão de anúncios;
- 2 Produtos: consultoria de imagem e personal shopper;
- 1 Público (Cohort): empoderadas, mulheres independentes, focadas em suas carreiras, que querem dar um up na sua autoestima e passar uma imagem mais confiante.
- 2 Objetivos de marketing: engajamento e autoridade;
- Valor investido em anúncio: R$ 1.200,00 mensais.
Pronto, todos os elementos estão na mesa, então vamos à conta.
Suponhamos que cada serviço base custe R$ 1.500,00 reais mensais.
Então temos 3 x 1.500 = 4.500 reais de valor base.
Suponhamos agora que as % adicionais sejam conforme lista abaixo:
- serviços prestados: 10% do valor base, nesse caso, 10% de 4.500 = 450 reais.
- cohort: 20% do valor base, nesse caso, 20% de 4.500 = 900 reais.
- objetivo: 30% do valor base, nesse caso, 30% de 4.500 = 1.350 reais.
Como temos 2 serviços prestados, 1 cohort 2 objetivos de marketing, temos o seguinte total de adicionais:
- (2 x 450) + (1 x 900) + (2 x 1.350) = 900 + 900 + 2.700 = R$ 4.500,00.
Somando ao valor base, temos um total de R$ 9.000,00 mensais + 10% do valor investido em anúncios (R$ 120,00) para o trabalho de marketing considerando todo esse cenário.
Lembrando, isso se aplica ao trabalho que não tem volumetria, ou seja, é pautado por metas e objetivos previamente acordados, sendo feitas as ações necessárias nos canais necessários para atingir o objetivo desejado.
E aí, o que achou? Conte nos comentários se ficou claro e justo a forma que trabalhamos por aqui.
Ah… 🔔lembre-se: os valores são hipotéticos e servem apenas como exemplo, não substituindo ou desmerecendo em hipótese alguma o orçamento feito pela agência após reunião inicial de entendimento do negócio do cliente.
Agradeço a leitura e espero o seu contato.