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Como funciona a Jornada do Cliente dentro de uma agência de Resultado.

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Muitos empresários, no anseio de melhorar os resultados do seu negócio, acabam procurando uma agência de marketing sem antes fazer o dever de casa e sem conhecer exatamente o que aquela agência pode fazer, resultando em uma grande decepção.

Para uma relação agência-cliente funcionar, podemos começar com alguns simples passos: 

  • definir os objetivos;
  • definir um orçamento;
  • fechar contrato;
  • fazer um plano de ação;
  • executar, analisar e melhorar.

Se você já contratou uma agência antes e não pensou nisso, provavelmente acabou de descobrir o porquê não deu certo. Se você ainda vai contratar, já tem meio caminho andado para o sucesso da parceria.

Mas além de saber desses passos e ter tudo bem definido, você deve saber como a agência os aplica.

Uma agência de resultado costuma focar primeiro nas ações que dão retorno mais imediatos dentro das necessidades da empresa e posteriormente em aplicar ações avançadas de marketing, aumentando os pontos de contato e as chances de sucesso.

Isso tudo parece muito legal, mas a agência nunca vai conseguir fazer tudo sozinha.

Tem vários pontos que você precisa estruturar para que o trabalho em conjunto funcione.

Vou falar sobre todos eles aqui, mas para ficar ainda mais claro, imagine que você tem uma bússola muito precisa, mas um comandante ruim no seu barco… 

Agora imagine que seu comandante é bom, sua bússola perfeita, mas os marinheiros inexperientes…

Agora pense que os marinheiros também são excelentes, mas seu barco não aguenta uma onda… 

Misture todos esses cenários onde sempre haverá uma fator deficiente e responda:

Dá para navegar pelo Oceano, com confiança, sem considerar algum deles?

Pois bem, espero que tenha dito que não, senão você vai afundar rapidinho (e não estou falando do seu barco imaginário, mas da sua empresa).

Isso tudo bem entendido, vamos ao que interessa. Como funciona então a metodologia que aplicamos aqui e o que você deve considerar no detalhe para ter sucesso em uma agência de resultado.

3 pilares de uma boa parceria agência-cliente

Acreditamos em 3 pilares que sustentam a relação entre agência e cliente, são eles:

  • Barco
  • Tripulação
  • Oceano

Incluindo um detalhe adicional aí que vai amarrar o trabalho a ser executado. Mas antes de falar desse “detalhe”, vamos discorrer sobre esses 3 pilares.

Primeiro pilar: ⛵ Barco

Aqui representamos tudo que construímos em conjunto, seja no marketing digital ou físico.

É ilusão pensar que dá para chegar longe como empresa sem ter uma estrutura sólida para sustentar.

Veja, não estou falando de você começar com muito investimento, nada disso. O ponto aqui é que devemos construir a estrutura mais sólida possível para chegar ao próximo cais.

Isso significa que se for necessário começar como Tom Hanks no filme Náufrago, montando uma jangada, onde cabe uma pessoa e uma bola de vôlei chamada Wilson, é assim que você deve começar.

Aos poucos, encostando no próximo cais, você pode ir estruturando o seu barco para aguentar viagens mais longas, para ficar mais tempo exposto às mudanças climáticas e para ter mais recursos de sobrevivência.

Trazendo para o mundo do marketing digital, por exemplo, pense nos seguintes pontos para estruturar o seu barco:

  • site completo com todas as informações de sua empresa e negócio;
  • redes sociais estruturadas que passam autoridade e confiança para o cliente;
  • anúncios que permitem alcançar potenciais interessados no seu produto;
  • conteúdos que dizem claramente como você resolve o problema do seu cliente;

Dentre vários fatores que quanto mais você fizer, seja mirando o próximo cais (resultados a curto, médio prazo) ou mirando o oceano azul (resultado final), mais vão te dar estrutura para que, ao chegar lá, você consiga permanecer e desfrutar do que conquistou.

Então, resumindo, o Barco é o primeiro pilar para que possamos começar a ir ao mar e para definir realmente onde podemos chegar.

Agora, como no exemplo que dei lá no início, não dá pra ter um transatlântico sem tripulação experiente, certo?

Segundo pilar: 😁 Tripulação

Normalmente é isso que as empresas buscam ao contratar uma agência, experiência.

Porém, tem uma coisa muito importante que as empresas não percebem aqui. Na maioria das vezes acabam abandonando sua embarcação exclusivamente na mão da tripulação.

Uma relação de agência e cliente precisa ser uma via de mão dupla, ambos precisam contribuir, mas a empresa que contrata precisa estar sempre no comando do leme.

A agência que você contrata deve ter pessoas experientes para saber se o vento sopra para o sul ou para o norte, mudando as velas de direção e mantendo o barco no caminho desejado. Porém, a bússola deve ficar sempre na mão do comandante para se certificar que a direção está correta.

Quero dizer que não adianta você contratar uma agência e simplesmente não acompanhar. Assim como não adianta você terceirizar toda sua equipe de navegação e não saber olhar um mapa.

É extremamente necessário que o contratante tenha um mínimo de conhecimento em marketing e uma visão de negócio clara, para que a equipe contratada o consiga levar exatamente onde deseja.

Caso não tenha conhecimento, o ideal é que coloque alguém internamente como ponto de contato da agência com conhecimento para dar o ritmo necessário.

Além do ritmo, ter clareza das funções e suporte com especialidade de várias áreas é essencial.

Então certifique-se de que está contratando uma agência multidisciplinar, que possui áreas bem separadas, quantidade de profissionais adequada, especialistas em suas áreas e que consiga te orientar também a nível de negócio, não ficando apenas focada no operacional e esperando que toda ordem venha do contratante.

E se tiver tudo isso em mãos, fica um último conselho: aproveite os primeiros meses para construir uma relação de confiança e alinhar muito bem o fluxo de comunicação, bem como as expectativas, permitindo que cada vez mais os processos caminhem sem sua intervenção, mas sempre se certificando que estão se aproximando do destino.

E falando em destino, vamos ao terceiro pilar.

Terceiro pilar: 🌊 Oceano

Como já dei o spoiler acima, esse pilar se trata do destino, das metas, objetivos, targets…

Seja como quiser chamar, o tal do Oceano Azul é o local desejado de qualquer empresa.

Estar em um lugar onde você consegue navegar sem outras embarcações por perto, com suas espécies de cardumes garantidas para continuar pescando com tranquilidade, sem cruzar linhas, redes e arpões de outros barcos, é um sonho.

Infelizmente (ou não), esse lugar está cada vez mais difícil de alcançar.

Muitas pessoas estão acreditando que o digital é um mar tranquilo. Que basta você se jogar com seu barco e esperar o vento bater para chegar onde deseja. Só de ler essa frase já sabemos que isso não vai funcionar, não é?

Então, ter clareza de onde você quer chegar é o primeiro passo para entender todo o resto que você vai precisar.

Nossa, mas então esse não deveria ser o primeiro pilar?

Bom, na verdade você pode colocar os pilares na ordem que você quiser, o importante é ter todos eles.

Mas aqui eu fiz questão de trazer por último o Oceano para você ligar os pontos quando pensar no seu objetivo.

Então, antes de falar para uma agência que você precisa sair da praia e chegar lá no meio do Oceano Atlântico, você deve ter consciência que vai precisar da melhor estrutura (barco) e da melhor equipe (tripulação) para isso.

E, como sabemos, para ter o melhor em todos os pilares, o esforço é muito maior.

Quando se sabe disso, o ideal é dividir os objetivos em marcos menores para que o plano de marketing seja mais adequado à realidade do barco, tripulação e oceano que você deseja!

Falando em plano de marketing, é aqui que tudo isso acaba se amarrando.

Lembra daquele detalhe que comentei lá no começo? É exatamente a partir desse pilares definidos que a traçamos, a rota!

Amarrando os pilares: 🧭 Rota

Pronto, você já sabe de todo esforço necessário, agora é hora de definir a melhor rota para atingir os objetivos desejados com a equipe e estrutura disponíveis.

Parece ser algo relativamente simples depois de todas essas definições, mas cuidado!

Nessa hora, muitos comandantes costumam ter a síndrome do Jack Sparrow. Não sabe o que é isso? Se você já viu o filme Piratas do Caribe deve se lembrar que o personagem de Johnny Depp tem uma bússola que não aponta para o norte, mas sim para o que ele mais deseja.

Isso é muito bom uma vez que você sabe bem o que quer. Porém, em certo momento Jack Sparrow se encontra confuso e não consegue mais dar direção para sua tripulação.

É exatamente essa a síndrome do Jack Sparrow. Muitos empresários não têm clareza de seus objetivos e ficam rodando em círculos.

Então para garantir uma rota adequada, o segredo é ter clareza do objetivo final, mas traçando objetivos menores, que serão atingidos em fases, possibilitando ir cada vez mais longe e traçando a rota adequada para encontrar os cais, reabastecer e não correr o risco de ficar sem suprimentos em alto mar.

Para isso a experiência da sua agência vai contar muito, personalizando a rota do seu marketing para que atinja resultados dentro do tempo necessário que te permita crescer.

Definindo os pilares antes de contratar uma agência

Agora que você já sabe como funciona, vamos para a prática.

Perceba como está a sua presença digital atual e escolha uma referência de onde quer chegar, descrevendo-a também. Compare as duas e perceba o esforço para construir o seu barco.

Depois olhe para suas expertises e de sua equipe e se pergunte quem pode assumir o leme. Defina essa pessoa como ponto focal da agência e contrate aquilo que ainda não tem.

Por último, defina os seus objetivos, pense grande, depois quebre o objetivo em partes. Trace esses objetivos em uma linha do tempo de acordo com seus recursos.

Aí sim, com esses dados em mãos, passe tudo para sua agência de marketing e permita que eles te ajudem a traçar a melhor rota com todos esses pontos definidos.

Barco pronto, tripulação a postos, destino definido e rota traçada, vamos ao mar, comandante!

Entre em contato e permita que eu te ajude na definição de todos esses passos.

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