Pesquisar

Entenda como funciona o Funil de Vendas

Compartilhe

Já se pegou divulgando seu produto ou empresa, mas os clientes não notam, não aparecem? Seu site está cheio de produtos para venda, mas ninguém fecha a compra? Você pode estar com estratégias de venda erradas!

Já ouviu falar em  funil de vendas? Sabe o que é um e conhece sua importância?

À princípio, quando se trabalha com vendas de produtos e/ou serviços ter um funil rodando é essencial, principalmente para a troca de informações entre as áreas de venda e marketing

Por isso, vamos falar aqui neste texto sobre a importância dessa estratégia para gerar novos leads e vendas.

 

Funil de vendas, o que é?

funil de vendas é uma estratégia utilizada para conduzir um consumidor em sua jornada de compra.  

Desta forma, ele é utilizado para otimizar a estratégia da equipe de vendas formando as etapas percorridas pelo consumidor e os gatilhos, levando ele até o ato final, a venda.

Mas afinal, quais são as etapas? 

 

Aprendizado e descoberta

Também conhecido como Topo de Funil (ToFu) a primeira parte do processo é quando o consumidor descobre que tem um problema. Mas, dentro do marketing digital, será a sua empresa que trará esse gatilho mental para ela. Vamos exemplificar:

Quando alguém se matricula em uma academia, por exemplo, pode haver diversos motivos para tal. Mas, na maioria dos casos as matrículas são adquiridas por saúde e estética, perder peso. 

Sabendo que esse é um dos problemas da persona, ou melhor, o potencial cliente, e trabalhando no marketing digital, o site de uma academia cria o texto com o tema “Entre em forma em 21 dias com 30 min de exercícios”. 

Quando o possível cliente lê esse artigo, vindo de uma empresa que entende do assunto ou seja, que possui autoridade, um gatilho é disparado na cabeça dele e logo surge o pensamento de “Preciso fazer academia para me manter saudável, mas não tenho tempo.”

O ToFu se une ao Marketing de Conteúdo, utiliza bastante de e-books, infográficos, blog explicando o porquê de uma pessoa conseguir perder peso em poucos dias.
Tanto o e-book quanto infográficos podem ser disponibilizados através de um formulário (nome, email, etc.) sendo uma ótima alternativa para adquirir dados de contato para outras estratégias.   

 

Reconhecimento do problema   

Meio de Funil (MoFu) é a fase onde a pessoa já detectou que possui o problema e que precisa resolvê-lo. Assim, ela então irá começar a procurar quem possa ajudá-la.

Como foi a sua empresa responsável pelo gatilho, a primeira opção poderá com grandes chances ser você. 

Porém, nessa fase, o possível cliente não está considerando comprar seu produto. Dentro do exemplo que apresentamos, ele sabe que precisa exercitar-se, mas não necessariamente em uma academia. Ele poderia ir nadar, correr na rua, andar de bicicleta, por exemplo.

Como já estamos lidando com leads nessa etapa, a pessoa já possui um conhecimento maior. Por isso planilhas, sugestão de softwares e conhecimento técnicos são ótimos conteúdos. Apresentar dados concretos, pesquisas, antes e depois também é uma forma de mostrar a eficiência do seu produto. É preciso nessa fase mostrar o motivo de que fazer academia irá resolver o problema dele e porque será mais vantajoso.

 

Decisão de compra 

Chegamos ao Fundo de Funil (BoFu), a fase em que todo trabalho transforma-se em venda. Mas, é uma etapa muito complicada. Por isso, durante todo o processo a sua concorrência estará de olhos atentos e ouvidos em pé, atrás de possíveis clientes também. 

É aí que a área de marketing e vendas se completam, fazendo o funil e a jornada de vendas funcionarem. 

Desta forma, um bom marketing junto a conteúdo de qualidade e a estratégia do funil, a jornada ficará muito mais completa e agradável para o consumidor, facilitando assim a decisão de compra do novo cliente.

No exemplo da academia, ele já entendeu que tem um problema, não tem tempo, quer saúde e perder peso, conheceu a empresa o que ele pode oferecer pra ele, quais as vantagens, as qualidades dela e agora ele está para fechar a compra do pacote!

 

A Jornada de Compra

Depois de entender como funciona o Funil de Vendas, não tem como não citar sua irmã, a jornada de compra. Falamos dela durante todo o artigo. Mas afinal, qual é a diferença entre os dois?

A jornada de compra é o caminho que será seguido, ou seja: 

  • Aprendizado e descoberta;
  • Reconhecimento do problema;
  • Consideração de Solução;
  • Decisão de compra. 

Já o Funil de Vendas é a estratégia que será utilizada para que o consumidor siga essa jornada de uma forma agradável e assertiva. 

  • E-mail marketing;
  • Blog;
  • E-books;
  • etc. 

Esses itens são exemplos dos métodos utilizados para guiar ao decorrer do funil. 

Deste modo, ambos se completam e funcionam juntos, por isso é comum em algumas imagens de funil ter os nomes da jornada. Um é direcionado para as vendas, o outro para o marketing, mas ambas as áreas andam de mãos dadas.  

 

Conclusão

Depois de entender o que é, como funciona o funil de vendas e, principalmente, saber que ele precisa da jornada de compra para ser completo, é preciso entender também que marketing e vendas precisam funcionar juntos. Assim, uma empresa terá sucesso.

Não existe vender por vender, é preciso saber quem vai querer o produto, onde essa pessoa busca por ele, quais as necessidades dessa pessoa, quando e como realizar uma venda. Se você já possui um produto, uma empresa e ainda tem dúvidas de como vender da melhor forma, onde encontrar seu público, entre em contato com a gente. Nós ajudamos você nessa jornada!

posts relacionados