Você que acabou de abrir uma empresa ou está fazendo o seu orçamento anual, com certeza deve ter se deparado com a pergunta: qual deve ser meu orçamento para marketing digital?
Fique tranquilo! Seus problemas acabaram.
Afinal, nesse texto vamos te ajudar a chegar nesse número e falar um pouco da realidade das empresas, dentre as quais a sua com certeza se encaixa.
Mas, a pergunta principal deste artigo é: como separar um budget (orçamento) para marketing digital?
Como cumprir essa tarefa mensalmente tendo sempre em mente o crescimento?
Definindo o orçamento para marketing
Certamente, a definição do budget de marketing traz uma garantia na qual os recursos da empresa estão sendo bem utilizados para tal função.
Vivemos em uma época onde o desperdício de tempo e dinheiro não são tolerados. Cada segundo perdido é uma oportunidade que a concorrência tem de nos ultrapassar.
Assim, investir o dinheiro em marketing e esperar resultados vindos do nada é apenas uma perda de tempo e recursos. É necessário obter dados, números e estratégias bem elaboradas para que tudo seja produtivo e, principalmente, traga resultados positivos.
Desta forma, uma dica muito importante é, definir e planejar seu budget juntamente ao planejamento estratégico do marketing.
A princípio pode ser trabalhoso, mas vale a pena.
Durante o brainstorm é possível vetar ideias que estão acima dos valores disponibilizados para a área ou até mesmo injetar mais recursos nas ideias e transformá-las em algo maior.
Como separar os valores ideais?
Embora prever o futuro seja impossível, o melhor a ser feito é planejar e isso inclui também separar uma verba específica para cada ação. Seria o planejamento financeiro de marketing.
Mas como ainda não sabemos quais são as estratégias e ferramentas que podemos utilizar nas ações de marketing, como separar os valores ideais para o orçamento para marketing?
A resposta é bem simples, e já citamos ela durante o texto: dados!
Seus dados e referências de anos anteriores serão ideais para saber quais serão os próximos passos dentro do marketing da empresa.
Utilizamos o seguinte exemplo: sua equipe de marketing fez duas campanhas durante o ano, ambas duraram 6 meses. A do primeiro semestre deu muito resultado, trazendo diversos leads e clientes. Já, a do segundo semestre não foi tão bem assim e o retorno obtido foi muito menor do que o esperado, trazendo um certo prejuízo.
Dentro dessa situação, qual seria a melhor estratégia para ser adotada? A resposta todo mundo já sabe: a primeira campanha. Continuar a mesma linha de pensamento da campanha do primeiro semestre seria o ideal. Manter seus acertos, corrigir os erros e melhorá-la ainda mais.
Sendo assim, uma excelente dica para os valores é, sempre trabalhe com uma margem. Caso algo dê errado – o que pode acontecer – os prejuízo não serão irreparáveis e o dinheiro investido não será totalmente perdido.
Uma ótima margem de trabalho é entre 15% e 25% a mais do valor de cada trabalho.
Quais as vantagens de um orçamento para marketing bem feito?
Falamos de orçamento e respondemos as perguntas de como e por que ter um excelente planejamento financeiro para a área publicitária.
Mas a pergunta final é, quais são as vantagens de ter um budget bem definido? O que esse trabalho trará de benefício para a minha empresa.
Resultados Aprimorados
Tudo é resumido em acertos. Quanto mais ações positivas você tem dentro do meio digital mais fácil será alcançar o público. Consequentemente aumentando os leads e tendo como resultado final o aumento nas vendas.
Está tudo planejado e os recursos já estão disponíveis graças ao planejamento financeiro feito anteriormente. Basta ter uma equipe qualificada, interna ou externa, para que o resto seja bem executado.
Melhor investimento de capital
Desde pequenos aprendemos com nossos pais a dar valor no dinheiro que temos, certo?
Nós crescemos e o pensamento continua o mesmo, principalmente quando nos tornamos homens ou mulheres de negócios.
Por isso, definir o orçamento de marketing e de todas as outras áreas de nossa empresa, nos traz uma melhor capacidade administrativa. Aprendemos a economizar e ser assertivos nas escolhas. Sendo assim, todas essas ações só farão a empresa e a marca crescerem cada dia mais.
Conclusão
Enfim, separar um budget para o marketing digital trará apenas uma consequência para o seu negócio. Desta forma, você terá o aumento da qualidade das ações e na produtividade do time de marketing. Isso será fundamental para sua marca e empresa se destacarem no mercado.