Esse não é um conteúdo meramente técnico sobre SEO, tampouco vou explicar como fazer o tal do SEO no seu site.
A ideia é você entender o que é e com o que você precisa realmente se preocupar com relação a isso quando for criar o seu site ou contratar uma empresa para criar o seu site.
O que é SEO – Search Engine Optmization?
SEO é o nome que se dá para ações e configurações cujo objetivo é otimizar uma página para aparecer em melhores posições nas buscas feitas no Google, Bing, etc.
Veja, o fato de SEO não ser uma ação específica ou uma configuração específica, acaba confundindo muitas pessoas.
Então, na hora de fazer um site, não é incomum as pessoas questionarem se ele já vem com SEO, como se fosse uma única entrega.
Mas, o SEO vai muito além do seu site e só é efetivo com o trabalho de criação de conteúdo.
Então vamos separar os tipos de trabalho com SEO para você entender bem.
SEO On Page
Quando falamos do desenvolvimento de um site, existem diversas configurações que podemos fazer no momento que estamos criando que vão ajudar o site a ser melhor visto pelos mecanismos de busca, são elas:
- definição de uma palavra-chave por página;
- configurações de estruturação de texto, com título principal, subtítulos e conteúdo baseado na palavra-chave;
- configuração de título e descrição do site em seu código para que os mecanismos o entendam e mostrem na pesquisa;
- configuração de palavras-chaves auxiliares e outras no código do site;
- configurações de imagens para diminuir o tamanho, facilitar a leitura pelos mecanismos de busca, melhorar o tempo de carregamento do site e se adaptar a todos os aparelhos;
- e outras configurações técnicas em cache, cookies, etc.
Por último deixei para comentar um ponto que acaba sendo On Page que é o UX ou experiência do usuário.
Os mecanismos de busca consideram muito quando se entra em um site o tempo que a pessoa passa nele e as ações que as pessoas tomam nesse site. Por isso um site organizado, com um fluxo fácil de encontrar o que se precisa acaba tendo mais relevância para os mecanismos de busca.
Criação de conteúdo com SEO
Outra ação que pode ser dentro do site ou em algum subdomínio específico é o blog. Pode parecer coisa antiga, mas para um trabalho efetivo de SEO, o blog é indispensável.
Um site com SEO On Page configurado é o mínimo e isso dificilmente vai te levar para primeiras posições do Google.
Já um blog pode fazer esse papel de elevar a autoridade do seu domínio, uma vez que cada postagem é uma nova página, com mais informações e mais possibilidade de palavras-chaves relacionadas ao seu negócio aparecerem nas redes de pesquisa.
Para isso ser efetivo, não basta somente escrever e pronto. Um trabalho de pesquisa de palavras-chaves relevantes, temas pesquisados, criação de títulos atrativos, análise de tendências de pesquisas e a criação do texto com a estrutura correta são pontos essenciais para tornar seu site mais relevante para os mecanismos de busca.
Sim, é mais complexo do que parece, mas a médio / longo prazo é um trabalho que compensa e vai acabar te trazendo mais visitas e, consequentemente, mais vendas.
Construindo links com outros Sites
Seu site com SEO On Page todo configurado, com blog instalado e criando conteúdo com frequência… perfeito! Agora só falta os mecanismos entenderem que seu site não só é bom, como também é referência.
Sim, quanto mais o seu site for mencionado por outro site, melhor ele parece para os mecanismos de busca. Claro que se o site que mencionar o seu tiver muita autoridade para os mecanismo de busca, melhor ainda.
Isso fez com que um mercado fosse criado no SEO, a venda de links.
Existem muitos sites que trabalham com referência e cobram muito caro para poder fazer um link ao seu site, permitindo que você escreva um artigo para o site deles, ajudando-os para o crescimento do número de palavras-chaves e conteúdo fornecido no site, enquanto você faz menções aos seus links no texto escrito, aumentando a autoridade do seu site.
Então, quando ouvir falar por aí de práticas de guest post ou link building, pode se tratar desse troca de benefícios que na maioria das vezes é cobrada pelo site com maior autoridade.
Vale a pena fazer todo esse trabalho de SEO
Como disse, a proposta desse conteúdo é te orientar a fazer um site com SEO para o propósito correto.
A verdade é que você não vai aparecer de cara nas pesquisas assim que lançar um site. Mesmo com SEO On Page todo bonitinho, seu site ainda não terá relevância e somente com termos muitos específicos vão acabar de encontrando, como por exemplo o nome da sua empresa.
Se você procura resultado rápidos após a criação do site, deve tomar outras ações para que os mecanismos te mostrem.
Uma delas é cadastrar no Google Meu Negócio, ainda que você não tenha local físico, para aparecer no mapa. Assim, pesquisas locais sobre o seu tipo de serviço podem aparecer no Mapa do Google para quem estiver buscando, aumentando suas chances de aparecer ali e consequentemente visitarem o seu site associado ao cadastro.
Outra opções e a mais utilizada é fazer anúncios. Nesse caso, tanto anúncios no Google quanto nas Redes Sociais vão ajudar a aumentar a quantidade de visitas em seu site. Lembre-se de manter uma linguagem coerente para que a experiência do usuário seja positiva, melhorando sua pontuação de SEO e autoridade do domínio.
Então não vale a pena um site com SEO? Vale sim. Já que você vai fazer um site, já começa certinho para não ter que refazer depois que aumentar sua relevância.
Agora, entre fazer um site sem configurar SEO e não ter um site, aí eu fico com um site sem SEO. O famoso: melhor feito que perfeito.

Meu nome é Tiago Oliveira, sou sócio e consultor na Oceaning e já tive um blog de relevância que se chamava Believe Coaching. Sim, abandonei o Coaching, mas de vez em quando solto umas frases feitas por aí =).