Pesquisar

Redes sociais ou tráfego pago: por onde começar seu marketing?

Compartilhe

Esses dias eu fui abordado por um potencial cliente para fazer orçamento de gestão de Instagram e a minha primeira pergunta foi: qual o seu objetivo com esse trabalho?

Isso porque o objetivo muda toda a conversa quando se trata de prestação de serviços.

Eu poderia simplesmente fazer um orçamento? Sim.

Poderia iniciar o trabalho conforme orientação do cliente sem grandes questionamentos? Sim.

Porém aqui nós temos a estranha mania de ser consultivos, de orientar o cliente no melhor caminho que acreditamos… bem, talvez fechássemos mais clientes não sendo assim, vou pensar sobre.

Mas enquanto eu me importo verdadeiramente com os resultados dos meus clientes, entenda por onde começar seu marketing entre essas duas estratégias, o que contratar, como contratar e quando contratar, nesse conteúdo.

Entendendo o seu objetivo de marketing

Se você lê os meus artigos, não é estranho pensar que já viu esse assunto em algum lugar. Eu questiono muito em meus textos sobre o objetivo do contratante, da empresa, ao iniciar a busca por marketing.

Apesar de saber que no fim todos querem mais clientes, vender mais, com raras exceções, entender o objetivo me ajuda a saber alguns pontos adicionais, são eles:

  • Urgência desse objetivo;
  • Recursos disponíveis para atingir esse objetivo;
  • Perfil do cliente para lidar com o caminho;
  • Nível de conhecimento de marketing;
  • Estrutura comercial;

Dentro outros, falar dos objetivos acaba desencadeando uma cadeia de ações possíveis para cada caso.

Faça esse exercício e pense, qual o meu objetivo ao fazer algumas ações de marketing? Qual o meu objetivo ao trabalhar redes sociais? Qual o meu objetivo ao trabalhar tráfego pago?

Isso vai te ajudar a fazer as perguntas de forma diferente para um profissional que pretende contratar.

Possíveis objetivos da gestão de rede social

As redes sociais, na maioria das vezes o Instagram, são essenciais para, principalmente, dar autoridade ao seu negócio.

Hoje em dia, ver as redes sociais é uma confirmação visual de que seu negócio é válido, é confiável, é bom, etc.

Em alguns ramos é mais óbvio o entendimento, como ramo alimentício, ramo artístico, audiovisual, design, turismo, etc.

Em nicho de serviços é menos óbvio, mas ainda assim extremamente necessário para mostrar o local, cases, linhas de pensamentos, dar informações nos destaques, bastidores de atuação, forma de prestação, etc.

Para serviços que dependem diretamente de um único profissional, as pessoas procuram as redes para saber o que você pensa sobre diversos assuntos, não só sobre o que você trabalha, então todo detalhe é válido.

Percebe como tudo que falei acaba sendo um viés de confirmação? Ou seja, as redes sociais, no geral, dificilmente vão servir para captar novas pessoas. Porém, vão ser extremamente necessárias para ajudar um potencial cliente que ouviu falar sobre você a tomar a decisão de consumir seu produto ou serviço.

Claro que existe a possibilidade de um conteúdo seu viralizar em redes sociais e ser muito compartilhado, atingindo novas pessoas e atraindo novos clientes, mas isso é definitivamente uma exceção e não é algo controlável, pois até mesmo conteúdos que viralizam podem ser apenas de humor, emoção, que não necessariamente vai gerar necessidade para entrarem em contato contigo.

No mais, as redes sociais servem para se comunicar no geral com quem já te segue, mantendo um relacionamento e aumentando o engajamento deles. Excelentes para vender de novo para quem já compra.

Possíveis objetivos da gestão de tráfego

A gestão de tráfego pode trabalhar definitivamente todos os objetivos que o marketing propõe.

Sim, desde a “panfletagem virtual” que é falar para o máximo de pessoas possível sobre o seu negócio com um público bem aberto, até a recuperação de clientes bem específicos, exemplo: falar com homens adultos de 35 anos sem filhos que gostam de futebol, humor e política…

Talvez eu tenha feito o meu perfil, mas acho que deu para entender, né? rs

Apesar de ser bem ampla, os dois objetivos mais difundidos das redes sociais é a captação de leads e a venda direta.

Isso porque varia se você está oferecendo um serviço ou produtos. Para serviços a captação de leads é o mais utilizado, pois depende de um atendimento para a venda. Para produtos a venda direta é possível, uma vez que dá para gerar necessidade, fazer a oferta e vender sem que um atendente atue.

Apesar disso, não fique preso nesses objetivos, pois fazer campanhas para alcançar mais pessoas, por mais que não gere vendas imediatamente e muitas vezes seja difícil mensurar se a venda veio da campanha, aumenta a chance de outras campanhas funcionarem.

É o famoso funil do marketing. Quando mais aberta a campanha e menos focado em vendas, mais pessoas atinge. Quando mais você afunila, quanto mais filtros coloca, menos gente pega, porém a chance de venda aumenta.

Então, o objetivo do tráfego pago deve ser pensado de forma estratégica de acordo com a verba e urgência que você tem.

Afinal, por onde começar o seu marketing então?

A resposta ideal seria, comece pelos dois.

Parece brincadeira, mas não é. O que vai limitar a sua escolha de por onde começar, é o orçamento que você tem.

Se você tem absolutamente ZERO orçamento para investir em tráfego pago, então não tem pra onde fugir, né? Faça a rede social como você puder, mas não de qualquer jeito.

Lembre-se que ela vai servir para te dar autoridade, então procure referências que você acha legal, referências que funcionem para seus concorrentes, diretos ou indiretos.

Agora, se você possuem uns 500 reais por mês para investir, eu já recomendaria o tráfego pago. Para isso, você pode precisar de uma rede social ou fazer o seu anúncio no Google. Aí vai depender do seu tipo de empresa.

Normalmente, para serviços o Google tende a ser melhor e para produtos as redes sociais, mas tem exceções.

Estuda um pouquinho sobre no Youtube e tenta fazer sozinho para trazer os primeiros clientes, tenho certeza que vai começar a ver um certo resultado.

Em último caso, se você tem um orçamento ao ponto de contratar um profissional freelancer ou uma agência, cerca de 2.000 reais mensais, eu indico contratar o profissional para gestão de tráfego.

Isso porque as redes sociais são mais fáceis de fazer sozinho e raramente vão te dar resultado a curto prazo, então um profissional pode te ajudar a otimizar os primeiros resultados no tráfego pago.

Bom, respondidas as questões propostas, deixe seu comentário caso tenha dúvidas ou entre em contato conosco que terei o prazer de te atender.

perfil tiago

Meu nome é Tiago Oliveira, sou sócio e consultor da Oceaning e escrevo coisas muito importantes que as pessoas fingem ler e vão me perguntar tudo novamente na hora do atendimento #desabafo

Fale com um
consultor
de marketing
posts relacionados
Abrir bate-papo
Seja atendido rápido!
Seja atendido rápido!