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Marketing digital para clínica de estética avançada em 2025

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Se você tem uma clínica de estética avançada já deve ter tentado ou pensado em fazer o seu marketing digital, mas as dúvidas sempre surgem e estou aqui para tirá-las.

Nesse conteúdo você vai sair daqui com a cabeça explodindo de tanta coisa que precisa fazer para trilhar o caminho certo. Por outro lado, vai ter clareza de onde começar diante das suas possibilidades, recursos e estrutura.

E não importa se você está começando ou se já tem a sua clínica, se está procurando por marketing digital significa que quer escalar os seus negócios, vender mais, otimizar suas estratégias, ter clientes mais qualificados, cobrar mais… enfim! Objetivos comuns para os quais a solução é uma só: o marketing.

Como seu sei disso? Bom, já tivemos experiência sólidas nesse segmento, atendendo desde clientes no início até redes de clínicas, com investimentos dos mais variados para divulgação dos serviços e muitas vezes estratégias de elevar também a marca pessoal.

Então, vamos começar pelo começo, pois o marketing digital para estética avançada pode e vai funcionar em qualquer fase se feito de maneira correta, sendo importantíssimo você saber o que fazer em cada uma delas.

O mínimo que deve ser feito ao abrir sua clínica

Se você acredita que já sabe ou já fez o mínimo, pula para o próximo tópico. Mas se quiser, pode conferir abaixo se está tudo feito:

  • Google Meu Negócio: muitas pessoas não configuram ainda essa ferramenta que é gratuita do Google para empresas. Basta criar sua conta e cadastrar o seu endereço para que ele comece a aparecer no mapa do Google. Faça o mesmo para o Bing apesar de ser menos relevante. Preencha o máximo de informações possível, suba fotos e deixe o seu perfil bem completo, isso vai fazer sua clínica ser encontrada por pessoas próximas à você.
  • Redes Sociais: crie uma conta nas principais redes com o nome da sua clínica, de preferência com o mesmo nome. Na verdade, tem pessoas que pesquisam nomes disponíveis nas redes sociais antes mesmo de nomear a própria clínica, para garantir uma padronização. Cadastre-se e configure suas informações na conta de empresa no Instagram, página no Facebook, canal no Youtube e perfil no Tiktok.
  • Domínio e hospedagem: ainda que você não tenha um site inicialmente, registre o seu domínio (endereço o site, exemplo: nomedaclinica.com.br) para que reserve o nome da sua clínica e consiga criar um e-mail profissional. Verifique também um servidor de e-mail que normalmente é atrelado à hospedagem de site. São coisas pagas, mas são baratas e podem evitar problemas futuros.
  • Crie uma conta no Google: se o seu servidor de e-mail não for do Google, tenha um e-mail do Gmail da sua empresa para facilitar a gestão de suas contas Google, como o Ads, Analytics, Search Console, Youtube, etc. Além disso, poderá usar arquivos de texto, planilha, apresentações, online e compartilhado com outras pessoas da sua equipe.

Pronto, esse é o básico. Se não souber fazer, contrate alguma empresa ou pessoa que entenda por hora para fazer isso. Facilitará muito o trabalho da sua clínica no digital.

Tráfego pago para clínica de estética avançada

Pode parecer que já vou falar das estratégias mais avançadas, mas acredite, o tráfego pago é a melhor forma de começar.

Aí você pode perguntar: mas não precisa trabalhar as redes sociais antes?

Não necessariamente.

Você pode fazer anúncios no Google ou Instagram direcionando direto para mensagens no seu Whatsapp ou no Instagram com mensagens diretas para o próprio Instagram.

Esse é a forma mais fácil de começar a gerar contatos interessados no seu serviço.

Ao contrário do que as pessoas pensam, postar no Facebook e Instagram, postar Stories, postar Reels, seguir trends no Tiktok, infelizmente não vai te trazer clientes assim de cara.

Por aqui indicamos um investimento mínimo de 20 reais por dia (600 reais por mês) na rede que escolher para anunciar, sendo a mais indicada o Instagram, pois a estética avançada envolve muito apelo visual.

Porém, é possível iniciar com menos caso queria fazer um trabalho mais simples de impulsionamento de postagens no Instagram ou anúncios automatizados no Google.

Fato é, inclua na sua estratégia o tráfego pago, mas para tirar o máximo de proveito desse trabalho, vou avançar um linha do marketing e falar um pouco do atendimento.

Atendimento e vendas para clínica de estética avançada

Eu sei que o assunto é marketing digital, porém é impossível falar de tráfego pago sem falar do primeiro atendimento.

Quando cai um lead com interesse em fazer algum procedimento de estética avançada, você deve imaginar que essa pessoa viu um anúncio seu e está pesquisando sobre isso, porém tem muitas dúvidas sobre o procedimento que quer fazer e ainda está buscando por um profissional confiável.

Nesse momento, o seu atendimento não pode ser apenas como um tirador de pedido, uma pizzaria.

Você precisa ser consultivo, transparecer confiança e fechar o atendimento com uma venda ou um compromisso, caso contrário, essa pessoa vai continuar procurando por outros profissionais e fazendo pesquisa de preço.

Se você ficar apenas na superfície, perguntar o que ele deseja fazer, passar o preço e só, pode ter certeza que o dinheiro investido em tráfego pago será muito mal aproveitado.

Já tive clientes que passaram de menos de 10% para mais de 30% de conversão em vendas dos leads que estavam entrando ao aplicar um processo e capacitar a equipe de atendimento e vendas.

Percebe a importância disso? Então a segunda dica que te dou é capacitar sua equipe de atendimento ou se capacitar caso essa pessoa seja você.

Bots e IAs para clínicas de estética avançada

Além da capacitação, você deve pensar no tempo de atendimento e nas informações dadas ao lead.

Os robôs e inteligências artificiais podem te ajudar a dar informações mais rápidas e tirar dúvidas iniciais de quem caiu no seu funil.

Por outro lado, algumas pessoas se irritam com a questão de ficar falando com robôs ou com uma IA, então tome cuidado ao configurar alguma dessas opções.

Os robôs vão ser muito úteis para respostas automáticas iniciais, com opções para a pessoa escolher que vão direcioná-la para o caminho correto.

Use mensagens se apresentando, deixando claro seus horários de atendimento, pedindo informações essenciais que vão agilizar seu atendimento e dando opções plausíveis e rápidas como marcar um horário para os mais decididos ou ter respostas prontas para dúvidas comuns.

Agora, se optar por configurar uma inteligência artificial, tenha em mente que você precisará treiná-la muito bem dando muitas informações para ela, desde a forma que você fala até os conteúdos mais imprevisíveis que podem ser perguntados ou ditos pelo lead.

E mais importante, configure a IA para avisar que a pessoa pode falar com um atendente humano em qualquer momento.

Redes Sociais para clínica de estética avançada

Enfim chegamos nas postagens, nos virais, nos videozinhos de trends e no mostrar o dia a dia na internet, as redes sociais.

Dentro do mundo de marketing digital pra clínicas de estética avançada, as redes sociais são muito importante para auxiliar na tomada de decisão.

Os seus potenciais clientes vão entrar no seu Instagram olhar vários pontos do seu negócio, são eles:

  • espaço: se gostam das cores, da disposição, se vão se sentir à vontade nele, se o local faz jus ao preço, etc.;
  • profissionais: vão ver quem está atendendo na sua clínica, como se portam, como se vestem, suas formações e linhas de atendimento;
  • crenças: vão tentar entender o que você pensa sobre aquilo que é importante para eles, como política, religião e assuntos polêmicos no geral;
  • cases: vão se basear nos resultados de pessoas que se assemelham a eles ou pessoas que desejam se parecer;
  • design: vão tentar se identificar por meio do design para entender se é muito caro, acessível, confiável, etc.;
  • conteúdo: alguns vão tentar tirar dúvidas por meio de seus conteúdos gerando confiança entre vocês.

Acho que deu para entender que trabalhar redes sociais é também importante, certo? Então, considerando esses fatores, faça o melhor trabalho que puder na maior frequência que conseguir.

Se conseguir fazer um post por semana, bem feito, seja em imagem, carrossel ou vídeo, faça isso, ajuda a mostrar para as pessoas que te conhecerem que você está atualizado, ativo e podem gerar identificação para facilitar o fechamento.

Agora, especificamente sobre Reels e Tiktok, são ferramentas utilizadas para atrair novas pessoas e tentar encaixar um viral. Não fique dependente disso, acaba sendo uma ilusão. Ainda que possa viralizar e atingir novas pessoas, normalmente não são seguidores qualificados.

Eu preciso aparecer nas redes sociais?

Essa pergunta também é feita com muita frequência e é uma dúvida bem legítima na verdade.

O marketing digital se tornou o que chamamos de economia da influência e não seria diferente na estética avançada.

Um coisa é fazer um bom marketing para sua clínica, divulgar bem os seus serviços, outra é despertar o desejo nas pessoas de serem atendidas por você ou pela SUA clínica.

Um trabalho bem feito de imagem pessoal vai com certeza te fazer ter mais clientes, além disso, vai abrir portas para vender produtos, cursos e várias outras frentes que a influência pode trazer.

Então a resposta oficial é, você não precisa aparecer. Dá pra fazer um excelente trabalho com base na sua marca, na clínica. Ainda assim, aparecer vai te dar novas possibilidades.

Faz sentido ter um site para clínica de estética?

Não é uma prioridade fazer um site, mas se planeje para fazer um assim que possível!

Pois é, acredito que sites nunca ficarão obsoletos em estratégias de marketing digital, principalmente para clínica de estética avançada.

Primeiro preciso dizer o óbvio, que site é o único lugar que realmente acaba sendo seu na internet. Explico com a melhor analogia sobre isso: site é terra própria, redes sociais são terrenos alugados.

Se acontece qualquer mudança no algoritmo, se a rede social deixa de existir, sofre uma queda ou sai do país, o seu negócio será muito afetado.

Então, ter um site é essencial apesar de não ser prioritário na estratégia.

Além disso, para clínica de estética avançada, o site vai ajudar a organizar melhor as informações sobre sua clínica, os serviços que presta e a forma de prestação desses serviços, dando mais autoridade para sua marca e ajudando as pessoas a tirarem suas dúvidas em um único lugar.

O seu site também pode servir como destino para campanhas de tráfego pago, com páginas específicas dos serviços onde você poderia explicá-los para qualificar a pessoa que entrar em contato contigo.

Blog e Youtube para clínica de estética avançada

Outra estratégia subestimada hoje em dia é a criação de conteúdo em texto.

Com o avanço dos vídeos, as pessoas meio que foram deixando de lado a criação de conteúdo em texto. Porém, o volume de busca na rede de pesquisa do Google continua sendo o maior de todos, com seu algoritmo considerando principalmente os textos.

Desses textos, você pode tirar uma base para roteiro de Youtube, seja roteiro lido ou roteiro adaptado. Além disso, pode cortar subtemas da postagem para fazer conteúdos de Reels, Tiktok e cortes para as redes sociais.

Então, o blog acaba sendo importantíssimo em uma estratégia de médio a longo prazo para clínicas de estética, pois você pode usar para escrever sobre procedimentos conhecidos e ir nutrindo seu blog com artigos sobre atualizações do setor, trazendo mais autoridade para o seu negócio e te posicionando como referência inclusive entre profissionais da área.

Claro que as pessoas querem ver mais vídeos curtos hoje em dia, porém textos e vídeos mais longos são conteúdos que vão reter e fidelizar mais os seus clientes e seguidores.

Estratégias avançadas de marketing digital para clínica de estética avançada

Ufa, vou finalizar esse conteúdo falando de estratégias avançadas que você deve se preocupar quando estiver com tudo isso que comentei rodando, por isso não vou me aprofundar nelas:

E-mail marketing

Sim sim, pode acreditar que o envio de e-mails ainda é uma das estratégias mais utilizadas do digital para retenção de clientes.

Você pode usar na comunicação de promoções, atualizações de procedimentos, técnicas e equipamentos, avisos de “vencimento” do procedimento para manutenção, vouchers de aniversário, recuperação de contatos que não aparecem há tempos, dentre outros.

Automação de marketing

Tornar parte dos seus processos automáticos como sequência de e-mails, vender serviços agregados para aumentar o valor de uma venda, atribuir pontuação para o lead conforme algumas ações para medir seu nível de interesse, rastrear os leads para entender sua jornada dentro do site e campanhas, dentre outros.

CRO – Conversion Rate Optimization

Otimização de páginas web com testes A/B de título, design, botão, chamadas, formulários, para fazer com que seus visitantes se tornem leads e clientes.

Infoprodutos

Vender produtos de informações, seja de formação para profissionais da sua área ou cursos relacionados ao seu setor, no formato de lançamento para obter picos de faturamento ou perpétuo por meio de uma máquina de vendas e visando uma renda “passiva”.

Por fim, existem várias outras estratégias que podemos adotar com medições, métricas, integração da área de marketing e vendas e assim por diante.

O importante é fazer o básico bem feito, começando pelo seu ambiente no digital, depois tráfego pago, redes sociais, marketing de conteúdo… bem como descrevi por aqui.

Espero que tenha curtido esse conteúdo bem completo sobre marketing digital para clínica de estética avançada e que consiga à partir daqui iniciar suas ações.

perfil tiago

Meu nome é Tiago Oliveira, sou sócio e consultor da Oceaning e noivo de uma esteticista (não avançada), por isso também a paixão e um certo conhecimento no assunto, pois marketing já domino faz tempo.

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