Introdução:
Em um mundo onde a primeira impressão geralmente vem do seu perfil nas redes sociais, a “bio” do Instagram tornou-se um cartão de visitas. Seu perfil no Instagram é uma vitrine pessoal ou profissional, e a bio é a etiqueta que descreve o que está em exposição.
Neste espaço de apenas 150 caracteres, você tem a oportunidade de contar sua história, capturar a essência de sua marca ou atrair um público fiel. E hoje você aprenderá Como escrever uma bio profissional PERFEITA para o seu perfil do Instagram (e para quem ler até o final receberá um presentinho).
Antes de começarmos, se você chegou até aqui, é porque (talvez) a sua biografia não esteja comunicando quem de fato você é ou o que de fato você vende. Muitos “gurus do marketing” falam que a sua biografia precisa ser organizada ou você não vai vender nada, (ou pior ainda) não vou atrair seguidores ou o público-alvo qualificado.
Bullshit!
Isso é uma mentira que eles te contam! Porque o que te faz realmente ganhar seguidores é trazer pessoas qualificadas para o seu perfil, e a melhor forma de fazer isso, é através das suas postagens, ou como falamos no mercado: O seu conteúdo, (lembre-se o conteúdo é rei) e outra forma de atrair mais pessoas, são através dos anúncios. Mas se não é esse o papel da bio, qual é ele?
A sua biografia tem um único papel: Fazer as pessoas entenderem o que você fala ou vende no seu perfil! E com isso em mente, vamos ao que realmente importa:
Os 3 pilares de uma Boa Bio do Instagram:
Antes de começarmos, precisamos entender uma única coisa, uma boa biografia é composta por 3 Pilares Essenciais, sendo eles:
- Explicar o que você faz
- Gerar Autoridade
- Chamar a pessoa para ação
Com esses 3 pilares essenciais você conseguirá em TODOS os casos fazer uma bio que cumpre o objetivo dela, seja ele vender, informar, levar a pessoa a tomar uma ação, etc.
E quando for construir uma bio também é essencial que fique atento a esses 2 detalhes:
- Ela deve ser direta
- A comunicação e estrutura deve ser para que a CTA (call to action) seja para um único lugar.
Com todos esses pontos em mente já temos tudo que precisamos para construirmos a bio PERFEITA para qualquer perfil.
E caso você tenha alguma dúvida sobre como fazer isso, fica tranquilo, construiremos juntos uma bio. E para facilitar a sua compreensão, vamos usar as bios de alguns de nossos clientes de exemplos.
O que escrever na bio do Instagram:
Na bio do Instagram, em síntese, deve comunicar o que você faz, sua autoridade, fazer uma CTA e colocar o link e informações de contato. Tá, parece muita coisa, mas como diria Jack the Ripper, vamos por partes.
Na primeira linha
Explique o que você ou seu produto faz.
A primeira linha é uma das mais importantes de toda a Bio, porquê depois do seu nome, é a primeira coisa que a pessoa vai ler, então aqui temos que deixar de forma clara (se houver espaço para isso) O que você faz e para quem você faz, ou se pela limitação de caracteres não for possível, O que você faz já é o suficiente.
Para bio de pessoas ou empresas que Prestam SERVIÇOS usamos frases como:
- “Te ensino como…”
- “Te ajudo a…”
- “Faço com que pessoas consigam…”
- “Ajudo mulheres a voltar a usarem suas roupas P”
- “Te ajudo a conquistar a liberdade financeira”
Se você Vende Produtos, a estrutura muda um pouco:
- “Meus produtos ajudam as pessoas a…”
- “Fazemos os Bolos de casamento e aniversários mais gostosos de SP”
- “Tenha uma boa noite de sono com o produto xyz”
- “Desenvolva a autoestima de supermodelos com o…”
Como você acabou de ver nos exemplos, é (SUPER) importante que você deixe qual a solução você ou o seu produto entrega de forma clara e simples de entender.
E um presentinho para você que está aqui, se nessa linha você usar algum jargão ou termo de mercado que seu público-alvo esteja familiarizado, as chances deles gostarem mais de você na primeira vez que lerem a sua bio é 90% maior!
MAS ATENÇÃO!
Quando você for fazer essa linha, NÃO se deve fazer menção ao tipo de conteúdo que você produz, e SIM para o produto que você vende! Combinado?
Resumindo, na primeira linha você vai mostrar o que o seu produto ou serviço podem fazer pela pessoa que está chegando no perfil.
Segunda Linha
Gere autoridade.
Antes de você ir para a próxima linha (a CTA), ela precisa confiar que o que você está dizendo tem alguma veracidade. Por isso usamos essa segunda linha para destacar a sua AUTORIDADE.
Isso serve principalmente para que ela veja que você ou seu produto é qualificada para (realmente) fazer o que foi dito da linha anterior.
Exemplos:
- +10mil alunos em 5 países
- Presente em 15 estados
- Desde 1970 como confeitaria
- Formado em Harvard
- Dr especialista em sono
- 2000 vidas transformadas
- Premiada “Y”x como entrega segura
- Autor best seller
Aqui temos um ponto de atenção, o interessante, é colocar apenas 1 feito que demonstre a sua autoridade, sei que provavelmente você tem vários pontos que podem ser usados aqui, mas 1 é o suficiente, e depois você pode ir mudando e testando novas bio’s ao longo do tempo.
Na Terceira linha:
Chame à Ação.
O que você quer que as pessoas façam depois de ler sua bio? Provavelmente se você vende algo, que elas comprem, mas para isso precisamos ficar atentos a 1 única coisa:
CONGRUÊNCIA
Você chegou, fez a primeira linha falando que você ajuda as pessoas a emagrecerem de forma saudável e rápida, falou na segunda linha que tem 5000 clientes satisfeitos, e no final oferece um curso de como dormir melhor… Oi?
Usei esse exemplo para mostrar que assim como é repetido na série Dark, Tudo está conectado, todas as partes da sua biografia devem se conectar perfeitamente umas as outras. Para que não gere dúvida alguma em quem está chegando no seu perfil, e facilite o máximo possível o fluxo do seu funil.
Voltando…
Construímos até aqui uma bio estratégica que demonstra para quem está lendo o que você (ou seu produto) faz, e um pouco da sua autoridade no assunto.
Agora é a hora mais importante de toda a comunicação, DIRECIONAR o público a dar o próximo passo. E para isso incluir um call-to-action (CTA) é essencial. Pode ser algo como:
- “Clique no link abaixo”,
- “Assista aos meus últimos stories”,
- “Use #minhaHashtag para ser destaque”,
- “Conheça o meu método”,
- “Agende uma consulta”,
- “Marque o seu horário”.
P.s. Caso você tenha um produto (ou serviço), mas ele não esteja sendo vendido, coloque uma lista de espera, o importante aqui nessa parte é que a pessoa continue o relacionamento e engajamento com você. E ter o contato dela, facilita (e muito) manter a comunicação e o envolvimento cliente-marca (produto, serviço, etc).
E por fim:
Na Quarta (e última) Linha:
Links e Informações de Contato
O Instagram permite até 2 links clicáveis, portanto, escolha-os com base nos pontos que eu citei anteriormente, ou se você tem vários produtos utilize ferramentas de agregação de links como o Linktree para os produtos ou páginas que deseja direcionar tráfego.
Certifique-se também de adicionar as opções de contato, como e-mail ou telefone, no seu próprio perfil.
Um último ponto sobre os links é: Use encurtadores, o Instagram reduz os links que são muito longos e fica aparecendo o botão de “mostrar mais” com essa url encurtada a bio aparece completa!
Agora que você sabe como escrever uma Bio para o instagram:
Atualize-a Regularmente
Sua biografia do Instagram não é algo que você escreve uma vez e esquece. Mantenha-a atualizada com as últimas informações sobre você, sua marca/produtos, novos lançamentos, campanhas ou eventos.
E para você que chegou até aqui eu tenho 2 coisas:
1- Exemplo de Biografia para se inspirar:
Aqui uma demonstração de como todos esses elementos podem vir juntos em uma bio do Instagram:
Joana Silva | Pastry Chef 🍰
👩🍳 Criando doces que encantam o paladar e o coração
📚 Autora de “Doce Arte da Vida”
📍 São Paulo | #DocesDaJoana
👇 Encomendas e Cursos:
[link]
E um Prompt do ChatGpt para que ele te ajude nesse processo de criação de biografias do Instagram:
Para a próxima tarefa iremos desenvolver uma biografia para o Instagram, a qual poderá ter no máximo 150 caracteres e deve seguir os princípios descritos abaixo:
Primeira linha – Transformação: Nessa linha você deve descrever qual a transformação gerada pelo conteúdo desse instagram
Segunda linha – Autoridade: Nessa linha você deve expor um elemento que transmita autoridade, podendo ser quantidade de clientes, alguma pós graduação, algum certificado da área, tempo de empresa.
Terceira linha – Chamada para ação: De forma direta e objetiva você deverá fazer um convite para que as pessoas acessem um determinado link, que pode ser um site ou um número de Whatsapp ou uma outra rede social.
Abaixo listarei exemplos de biografias de concorrentes grandes da minha área, esses perfis possuem milhares de seguidores, utilize as biografias abaixo para uma melhor construção de uma nova biografia. Repare nas palavras mais utilizadas por esses concorrentes e use-as.
Meu nicho é [Nicho]
Exemplo 1:
Exemplo 2:
Exemplo 3:
Exemplo 4:
Exemplo 5:
Exemplo 6:
Exemplo 7:
Exemplo 8:
Com base em tudo que foi dito anteriormente e todos os exemplos, construa uma biografia para o meu perfil, sou um [área de atuação/nicho de mercado], já alcancei/conquistei [autoridade], e hoje faço [tipo de produto ou serviço prestado]
Quanto mais detalhes você colocar nesse prompt, melhor vai ser o resultado final e mais alinhado com a ideia que você quer transmitir também.
Resumindo o que você acabou de aprender:
Conclusão:
Escrever a sua biografia no Instagram é uma arte que equilibra autenticidade e estratégia. Com os fundamentos e estratégias que compartilhamos, você está a um passo de transformar seu perfil numa poderosa ferramenta de engajamento e vendas.
Se você procura maximizar o potencial do seu perfil e ir além, a Oceaning está aqui para ajudar. Somos especialistas em marketing digital com um talento especial para contar histórias que capturam e engajam.
Se você está pronto para fazer das ondas do sucesso a sua nova realidade, entre em contato com a Oceaning e criaremos juntos não só uma biografia que seja eficaz, mas sim uma estratégia de marketing que te trará novos clientes todos os meses. Clique no link abaixo para saber mais informações sobre como transformar seu negócio hoje mesmo!
🌊 Conquiste o digital com a Oceaning: Entrar em contato
Com a Oceaning ao seu lado, cada elemento do seu Instagram, desde a bio até o último post, será uma onda que leva você em direção ao horizonte do sucesso. Navegue conosco!