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Fazer site em 2025, ainda compensa? Gratuito ou pago?

Fazer site em 2025

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34 anos passados do primeiro site feito e a dúvida não é incomum sobre valer a pena ou não fazer site em 2025.

Sim, o primeiro site foi feito em 1991 e mantem sua estrutura até hoje, online, para quem tiver curiosidade: http://info.cern.ch.

E será que no fim das contas os sites ficaram obsoletos? Em quais ocasiões seria bom fazer um site nos dias atuais? É melhor fazer um site ou uma landing page (página de vendas, página de captura de leads, etc.)? É melhor fazer um site gratuito ou pagar pela construção de um site?

Fica comigo até o final desse texto que você vai descobrir tudo isso e muito mais.

Quando o site se tornou “desnecessário”?

Não vou precisar o ano aqui, mas o site foi saindo do radar de necessidades das empresas quando as redes sociais ficaram muito fortes.

Antigamente, as pessoas entravam na internet para procurar por sites e executar tudo dentro desses sites. Inclusive, existiam muitos sites de jogos onde você navegava e jogava ali mesmo no navegador.

Além disso, hoje temos a cultura de aplicativos que acaba sendo muito mais útil que um site quando precisamos efetivamente interagir com aquela empresa ou com o que aquele endereço online propões, como um jogo.

Outro marco nessa evolução foi o blog, posteriormente o vlog. Eram ações feitas dentro de sites próprios que foram sendo levados para outros lugares, como Youtube, por exemplo.

Não bastassem as novas tecnologias, a parte visual das redes sociais e o excesso de informação acabou remodelando o comportamento do usuário para consumir conteúdos extremamente rápidos, como stories, tiktok, reels, etc.

Em resumo, não é que o site se tornou desnecessário, mas o comportamento do consumidor em 2025 é diferente e possui muito mais opções do que no passado.

Qual o momento certo para fazer site em 2025?

Essa á uma pergunta perfeita a se fazer, afinal, fazer um site será inevitável em algum momento da sua empresa conforme o seu crescimento.

Pensa comigo, as pessoas conseguem ver o que você faz na rede social, mas será que isso é organizado o suficiente? Será que seu potencial cliente está focado o suficiente na rede social para prestar atenção no que você oferece? Será que o Youtube vai sugerir os vídeos corretos para que te conheçam?

São questões como essas que nos faz ter a certeza que um site é inevitável.

Eu sempre digo aos meus clientes que o momento certo de fazer um site é quando você puder.

O site é o melhor lugar para dispor seus produtos e/ou serviços de forma organizada e estruturada, podendo tirar todas as dúvidas ali e dando opções de contatos diversos sem sair da sua “loja”.

Pois é, o site é igualzinho uma loja física. No momento que as pessoas estão ali, você precisa pensar na disposição de todos conteúdo para chamar a atenção do seu consumidor ao que você quer por prioridade.

Percebe a importância de um site? Por mais que alguém veja que você faz, por exemplo, limpeza de pele pelo Instagram, que é o seu carro chefe, como elas vão saber que você também faz peeling, SPA facial, que vende produtos para o rosto, suplementos, etc.? Sim, o site é a resposta.

Muito do que parece óbvio para nós que estamos vendendo, para quem está comprando não é.

Tipos de site em 2025

Já entendemos que fazer site em 2025 é importante, mas é melhor de página única? Várias páginas? Páginas específicas para campanhas? Site institucional?

Bom, aqui a coisa começa a ficar mais complexa de fato, então peço ainda mais a sua atenção.

Se você presta vários serviços, o tamanho do site vai depender do quanto você quer explicá-los. Querendo apenas explicar rapidamente os serviços, deixando maiores dúvidas e detalhes para o atendimento, um site de página única já resolve bem. Um exemplo dos serviços resumidos:

serviços resumidos em um site
Resumo de serviços da Oceaning na página inicial https://www.oceaning.com.br em março de 2025.

Agora, querendo explicar um único serviço de forma mais detalhada para uma campanha, o ideal é uma landing page, página de captura ou página de vendas.

Ela pode ser em um endereço separado do seu site ou no mesmo endereço com um link diferente, como fizemos nesse exemplo de página específica para gestão de tráfego.

Agora, se você vende algo pela internet mesmo, produtos físicos ou info produtos, o ideal é pensar no seu modelo de vendas para deixar uma Vitrine, informações suficiente do produto e, se fizer sentido, uma forma de pagamento com envio. Claro que nesse caso já falamos de e-commerce e você pode optar por plataformas específicas ou criar do zero com uma empresa.

Por fim, consultar um profissional para ao menos planejar a construção do seu site é o ideal.

Site gratuito em 2025, é bom?

Não vou ser bairrista aqui e puxar sardinha para o meu trabalho profissional. É claro que um site gratuito funciona e pode ser bom.

Como eu acabei de falar por aqui, o mais importante do site é ter um lugar organizado onde você consiga mostrar todo seu trabalho. Assim, quando te conhecerem nas redes sociais ou por uma indicação, podem pesquisar seu nome ou sua empresa na internet e encontrar seu site.

Aqui está um grande ponto de atenção quando falamos de site gratuito.

Hoje em dia existem diversas plataformas de criação de site, a mais famosa delas e que acabou pulverizando o conceito de site gratuito é a WIX.

Porém, o próprio Google já tem criador de sites, as hospedagens nas quais você compra seu domínio, como Hostgator, GoDaddy, etc., também já possuem criadores de site, enfim, aí vai de você escolher aquela plataforma que mais se adaptar.

O que indico você ficar atento é sobre a questão do SEO na criação desse site gratuito.

Tudo bem que criar um site gratuito é um paliativo, uma ação inicial para ter uma página na internet, mesmo assim, deixar o seu site otimizado para os mecanismos de busca, amigável para ser encontrado na internet quando alguém pesquisar pelo nome da sua empresa, é essencial. Caso contrário, é como se você tivesse abrindo uma loja na sua garagem sem contar pra ninguém, nunca vão saber que ela existe.

Conclusão: fazer site em 2025 é necessário!

Por fim, a conclusão não podia ser mais óbvia, não é? Tenha um site quando você puder.

Se precisar começar pelos sites gratuitos, fazendo com o sobrinho, com design simples e muitas vezes não profissional, tudo bem. É o famoso “começa primeiro, depois melhora”.

Agora, se puder investir em um profissional ou agência que faça o seu site, criando um design profissional e personalizado, configurando o SEO, integrando o formulário com seu Whatsapp ou sua ferramenta de CRM, instalando chatbots, blog, vitrine e outras funções que vão ajudar o seu site ser encontrado no Google, é ainda melhor.

E, claro, se for fazer campanhas com anúncios nas redes sociais ou Google, lembre-se da importância de fazer uma página de captura ou de vendas com informações mais persuasivas.

Seja como for, planeje-se para fazer seu site e não ficar dependente apenas das redes sociais. E, é claro, conte com a agência Oceaning para tirar esse seu projeto do papel ;).

perfil tiago

Meu nome é Tiago Oliveira, sou sócio e consultor na agência Oceaning e um ferrenho defensor da criação de sites, com blog, trabalho de inbound e marketing raiz, mas muitos não estão preparados para essa conversa =).

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