Nesse artigo, falaremos sobre o processo de Branding para a reconstrução da marca pessoal da investidora e empresária Carol Paiffer do Shark Tank Brasil e como ampliamos sua presença no Digital.
Apesar de contar como foi o processo, guardamos informações estratégicas da criação para preservar informações particulares trocadas entre as partes na criação da marca.
A importância de uma Marca Pessoal
Para quem não está familiarizado com o termo, Branding é o processo estratégico de construção e gestão de uma marca, indo muito além de um simples logotipo. Ele envolve a definição da identidade, dos valores, do tom de comunicação e da percepção do público.
Para pessoas públicas, como a investidora e empresária Carol Paiffer, ter um branding bem estruturado é essencial. Isso porque a marca pessoal não é apenas um nome ou uma imagem, mas uma ferramenta estratégica que fortalece sua presença no mercado, gera autoridade e amplia oportunidades de negócios.
Quem é Carol Paiffer?
Carol Paiffer é CEO da Atom, uma das empresas pioneiras no Brasil em educação para traders, e uma referência no mercado financeiro. Além de empresária e investidora, Carol também se destaca como palestrante e educadora, ajudando seus alunos a operar com paciência, foco e disciplina para alcançar resultados consistentes.
Sua trajetória é marcada por desafios e conquistas, sendo uma das poucas mulheres no setor financeiro. Como investidora no Shark Tank Brasil e fundadora do Êxito Ladies, Carol reforça sua influência no ecossistema do empreendedorismo, com iniciativas voltadas para incentivar mulheres a empreender e desenvolver seus projetos.
Nesse processo, o maior desafio foi criar uma marca pessoal que represente todas as iniciativas!
A Criação da Marca Pessoal de Carol Paiffer
Mesmo sendo uma figura consolidada no mundo dos investimentos e do empreendedorismo, sua identidade visual e estratégia de comunicação precisavam ser renovadas para refletir seu crescimento e impacto no mercado.
Em meio a outras iniciativas de marketing e vendas, a Oceaning foi a escolhida para esse desafio, desenvolvendo um branding que traduzisse sua personalidade, seus valores e sua missão.
O Processo de Criação da Nova Identidade
O processo de criação da marca pessoal e de toda a identidade se dividiu em 4 etapas:
Primeira Etapa: Imersão e Diagnóstico
Realizamos uma análise aprofundada sobre a imagem de Carol Paiffer no mercado, seu posicionamento atual e as expectativas do público. Essa fase incluiu pesquisas, entrevistas e estudos sobre sua jornada profissional, seu tom de comunicação e suas metas de longo prazo.
Esse processo resultou em um moodboard1 estruturado com as principais referências do mercado.

- Moodboard: é um um painel de inspiração composto por imagens, vídeos e elementos visuais que representam a essência do projeto e ajuda a definir o caminho que será seguido. ↩︎
Primeiro usamos nomes e marcas que representavam uma liderança feminina em seus respectivos mercados. Depois, outros nomes de impacto do mercado financeiro com os quais ela se identificava, além de outros players pioneiros em seus mercados com métodos únicos.
Com a primeira etapa estruturada, seguimos para a construção do posicionamento estratégico.
Segunda Etapa: Estratégia e Posicionamento
Nessa etapa, definimos os pilares centrais da sua comunicação e o DNA da marca pessoal, ou seja, um posicionamento que equilibrasse autoridade no mundo dos investimentos com acessibilidade e conexão com seu público. Também desenvolvemos diretrizes para a mensagem principal da marca e sua narrativa com os Arquétipos.
O que são Arquétipos?
Os arquétipos são modelos universais que representam padrões de comportamento e experiências humanas, encontrados em diferentes culturas e épocas, que fazem parte do inconsciente coletivo e aparecem em mitos, contos de fadas, narrativas e, inclusive, no branding de empresas.
Existem diversos tipos arquétipos introduzidos em filmes e livros, mas é no marketing que eles desempenham um papel importante: ajudar a definir a identidade de marcas para criar conexões emocionais com o público.
Se quer saber mais quais são os arquétipos existentes e como eles funcionam em uma estratégia de marca, clique aqui.
Terceira Etapa: Criação Visual
Agora, entramos na etapa de construção da marca pessoal. Nesse processo, precisávamos contar sua história e conectar a audiência. Para isso, aproveitamos o que o seu público falava sobre a própria Carol, abraçando de vez a opinião do público.
Alguns termos como “Rainha Trader” ou “Rainha dos Investimentos” eram muito marcantes e frequentemente mencionados em redes sociais, como em um React do Cazé que viralizou, além da sua participação em ações relacionadas ao esporte e empreendedorismo feminino.
Um fato importante: mesmo que o termo “rainha” tenha se tornado a figura central na projeção da marca pessoal, ainda era preciso passar o lado descontraído e casual da Carol. Foi necessário dividir a marca em frentes diferentes, utilizando cortes que representasse esses lados.
Com tudo isso definido, chegamos ao design da nova identidade visual!


Uma marca pessoal pensada para transmitir sofisticação, dinamismo e credibilidade, com um logotipo moderno e memorável, uma paleta de cores rica e que refletisse sua personalidade, desenvolvendo elementos gráficos que garantissem coerência visual em diferentes plataformas.


Além disso, um brasão com as iniciais do seu nome foi criado para utilizações variadas, tornando a marca pessoal única em diversas aplicações.


Quarta Etapa: Aplicabilidade e Direcionamento
Para garantir consistência na comunicação, criamos um guia completo de identidade visual. Esse documento especifica o uso correto da marca em diferentes materiais, desde redes sociais e sites até materiais impressos. Além disso, fornecemos orientações sobre tom de voz e estilo de comunicação para manter a identidade forte e coesa ao longo do tempo.




O resultado e impacto da marca pessoal
Com a nova identidade, Carol Paiffer fortaleceu sua marca pessoal e ampliou sua presença digital. Sua comunicação passou a refletir com mais clareza sua autoridade no mercado financeiro e no setor de educação, gerando mais engajamento e novas oportunidades de negócios.
Por que criar sua marca pessoal com uma agência especialista?
Desenvolver um branding estratégico vai muito além de um design bonito. Requer conhecimento profundo sobre mercado, identidade e comunicação. Na Oceaning, unimos estratégia e criatividade para transformar sua marca pessoal em um ativo poderoso para sua carreira e negócios. Se você deseja construir ou fortalecer sua marca pessoal, entre em contato conosco e descubra como podemos te ajudar!