Não é incomum acordar mais uma segunda-feira e se perguntar se o que estou fazendo ainda funciona, se o marketing digital ainda funciona.
Criei minha agência em 2018 após algumas experiências atuando em voo solo, depois como redator em uma agência até me tornar gerente dela. Sim, são mais de 10 anos nessa para hoje me perguntar se o marketing digital ainda funciona.
Isso porque diante de tudo que vemos na internet é impossível não fazer essa reflexão.
Cada dia surge um termo novo, um método inovador, uma técnica nova… fico me perguntando: que tanta novidade é essa?
Será que atuo profissionalmente em um universo de gênios que a cada dia descobrem coisas novas e o medíocre sou eu? Será que não sei mais o que é marketing digital, como ele funciona e para que serve? Será que preciso adotar um método para fazer meus clientes prosperarem e, consequentemente, a minha agência?
Será só imaginação?
Será que nada vai acontecer?
Será que é tudo isso então?
Será que vamos conseguir vencer?
Arrisco dizer que Legião Urbana estava trabalhando com marketing quando compôs essa música e não quis deixar explícito. Peço licença poética aqui para provar meu ponto mudando a palavra “amor” para “marketing”:
“Eu posso tá sozinho,
Mas eu sei muito bem aonde estou
Cê pode até duvidar
Acho que isso não é marketing“
Renato Manfredini que me perdoe, mas até Renato Russo era marca, era marketing. E será que Russo sobreviveria em tempos de digital às opiniões de Manfredini? Será que isso tudo tem solução? Veremos a seguir.
Separando o marketing do digital
Vamos separar o joio do trigo, os homens dos meninos, para tentar entender se marketing digital ainda funciona.
Para começar a entender o marketing, vamos abrasileirar tudo e achar uma tradução.
A palavra americana “Market” significa “Mercado” em português. Agora, para quem entende o mínimo de inglês, não faz qualquer sentido traduzir literalmente “marketing”, pois o “ing” no inglês é adicionado em verbos, transformando eles em presente contínuo. Ou seja, marketing seria “mercadando” em português se traduzido ao pé da letra.
Gosto de pensar assim quando falo de marketing, pois apesar de não existir, mercadando é a forma mais interessante de realmente olharmos para o significado disso. É o mercado em movimento. Quando estamos divulgando a nossa marca, estamos mercadando. Se criamos uma promoção, estamos mercadando. Ao tentarmos entender nosso público, estamos mercadando. Sacou?
Tudo que envolve qualquer ação relacionada ao mercado, é marketing. Desde o planejamento até a análise do que foi feito. É o famoso PDCA, plan, do, control, act. Um ciclo interminável de planejar, fazer, analisar e melhorar.
E onde o digital entra nisso? No meio. Tanto no sentido de estar no centro da maior parte das estratégias, no sentido estar na metade do caminho entre o planejamento e a revisão e, mais ainda, no sentido de ser o método, aquilo que leva para um fim.
O problema disso tudo é que o digital não é só marketing e aqui que a coisa complica.
Como o marketing digital de ganhos explosivos morreu
O marketing precisou evoluir para o digital como a maior parte dos negócios e dos processos. Esse é o processo natural e até mesmo positivo do marketing.
No início eram anúncios em sites, depois anúncios nos buscadores (os googles da época), depois vieram redes sociais e até aqui estava tudo bem. O digital tinha popularizado o marketing e dado oportunidade para aqueles que queriam divulgar suas marcas e produtos bem mais acessível que em jornais, revistas, rádios e, principalmente, TV.
Isso tudo aconteceu aos poucos do surgimento da internet até meados de 2012, quando a fórmula de lançamento começou a fazer sucesso por aqui. Sim, foi o início do fim.
A fórmula de lançamento fez com que todo mundo acreditasse que marketing digital era aquilo. Não precisava de produto, não precisava investir em anúncio, não precisava sequer de experiência, era só seguir uma fórmula e pronto, 7 dígitos de faturamento em 1 semana.
Depois você se preocupava em como entregaria esse produto.
Desde então o discurso do dinheiro fácil na internet caiu no imaginário popular, tornando todo mundo escravo do marketing e, principalmente, das fórmulas milagrosas.
Todos foram aprendendo a dar nomes diferentes para as mesmas coisas e todos foram se tornando professores de método comprovados que funcionaram apenas uma vez, ou nenhuma em alguns casos.
Na pandemia da Covid veio a chamada terceira onda do digital onde as pessoas perceberam que tinham que estar ali. Nesse momento, meus amigos, o marketing que já não era barato ficou caro e disputado.
Quando o digital cancelou o marketing
Não bastasse o investimento em marketing digital ter aumentado muito em função da concorrência, se popularizou a tal da política do cancelamento.
Mas antes disso, você precisa entender alguns fenômenos que no fim vão se juntar e tudo vai fazer sentido, me acompanha.
Junto com o marketing digital, popularizou-se o tal do Coaching. Sim, eles estão totalmente ligados e você verá o porquê.
As pessoas queriam e querem até hoje entrar no digital buscando um único objetivo. Ficarem ricas!
Sim, você pode dizer que não, que você não pensa nisso, mas no fim se está investindo em algo é porque quer retorno disso.
O Coaching aperfeiçoou os discursos trazendo técnicas persuasivas e neurolinguísticas para convencer as pessoas que a mentalidade era tudo e que se você não tinha essa mentalidade, não iria prosperar.
Isso, junto com as fórmulas de sucesso criadas no marketing foi uma explosão do pensamento de “eu posso ser milionário” na cabeça das pessoas jamais vista.
Por um lado a internet realmente proporciona essa oportunidade de forma que antigamente não existia, por outro ela proporciona a ilusão eterna de que é possível na figura de gurus de um sucesso só.
Há de se dizer que muitos atingem esses objetivos por capacidade, planejamento, técnicas e persistência. Porém, há também aquele que conseguem por sorte, por estarem no lugar certo e na hora certa e até pelo famoso Q.I. (Quem Indica).
Com esse cenário formado, gurus digitais e coaches de sucesso, tivemos um fenômeno político se juntando aqui: o cancelamento.
Sim, pode parecer que não, mas esses gurus e coaches cancelaram qualquer conhecimento do marketing tradicional:
- Planejar pra quê se existe fórmula?
- Se 1 pessoa conseguiu, por que você também não vai conseguir?
- Se você não consegue é culpa da sua mentalidade de fracasso!
- Basta trabalhar 2h por dia para ter os meus resultados.
Pois é, não tem mais espaço para ganhar 5K, 8K, 12K mensais trabalhando no digital hoje em dia. Isso é sinal de vergonha, fracasso e mentalidade perdedora. Você não existe no digital!
Então o que ainda funciona diante de tudo isso?
Bom, para responder essa pergunta e descobrir se o marketing digital ainda funciona, você precisa entender aonde quer chegar.
Quer estourar de seguidores, views e likes? Você vai precisar trabalhar MUITO, postar MUITO, criar conteúdos diferentes, chamar atenção das pessoas e ter habilidade de reter essa atenção. Às vezes não é só habilidade também, um toque de sorte, de carisma, de viral sem sentido também ajuda.
Quer estourar em vender pela internet? Faça o passo acima primeiro, finja que fez tudo isso de forma 100% planejada e “ensine” as pessoas a fazerem aquilo que você fez. Mesmo que você não consiga fazer de novo, mesmo que isso nunca tenha dado resultado para ninguém. Venda para muita gente e pegue o melhor resultado, jogue a culpa nos outros que não conseguiram por falta de mentalidade.
Ironias à parte, vi uma entrevista do Danilo Gentili perguntando ao Brino, um fenômeno mais recente do digital, perguntando como ele surgiu e o que gostaram nele. Vale a pena assistir tudo, mas veja a resposta dele no comecinho por volta de 1m30s e por volta dos 12m00s quando perguntado sobre o planejamento.
Pode ser apenas um personagem, mas já fica de case de sucesso de alguém que vive do digital.
Então, respondendo a pergunta chave desse artigo e finalizando para você poder assistir o vídeo completo da entrevista, eu chego a inevitável conclusão que marketing digital ainda funciona, sim.
Diante de tudo que expus você pode ter achado que eu diria o contrário. Porém é preciso reconhecer que o digital ainda é o melhor meio para se fazer um marketing pelas possibilidade que oferecer.
Se você é um bom comunicador, é carismático e chama atenção por algo peculiar, aparecer na internet vai ajudar muito no seu marketing. Isso pode ser treinado, claro, mas o natural sempre vence e não te cansa.
Se você é um ótimo planejador e bom seguindo esse plano, tenha consistência e paciência que o digital vai te dar retorno.
Se você é persuasivo, sabe falar aquilo que querem ouvir, o digital vai servir como um amplificador para sua voz. Suas vendas certamente aumentarão.
Esses foram alguns exemplos, mas a grande verdade é que na grande maioria dos casos, trabalhando com persistência e um certo planejamento, você terá retorno financeiro. Será de 7 dígitos em um dia, uma semana? Definitivamente não. Mas dá pra tirar no final do mês um salário de 5K, 8K, 12K de forma consistente.

Eu sou Tiago Oliveira, sócio e consultor aqui na Oceaning, empreendedor por natureza e um Coach frustrado que na ânsia de não enganar ninguém, foi enganado pelo conto do marketing digital.